terça-feira, 18 de novembro de 2014

Produtores derramam 500 litros de leite para em propesto a atitude do Projetos do PDRS Xingu

Por: Valéria Furlan – Jornal A Voz do Xingu
Manifesto contra o PDRSXProdutores Rurais ligados a Associação dos Colonos da Transamazônica Vicinal 09, a ASCOTRANVI 09, derramaram cerca de 500 litros de leite ontem, 17/11, em frente à sede do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, em Altamira, sudoeste do Pará. Segundo eles, a atitude foi para protestar contra a não aprovação de um projeto, feito pela Associação, e encaminhado para aprovação do PDRSX.
O projeto da Ascotranvi 09, trata sobre a construção de uma micro usina de beneficiamento de leite e queijaria, para atender a cerca de 65 famílias que fazem parte da associação. De acordo com a engenheira agrônoma, Patrícia Siqueira, há três anos eles tentam aprovar esse projeto no PDRSX, mas até hoje não conseguiram uma resposta positiva.
Além disso ela comenta que, apesar do projeto ter sido elaborado por uma equipe técnica, este ano, ele não chegou nem a ser aprovado pela Câmara Técnica. “Sem essa legalização eles não podem vender o leite deles. Hoje eles tem uma produção de 4,5 mil litros de leite por dia, mas não podem vender. Não pode chegar na merenda escolar porque não passou pelo processo de pasteurização. E sozinhos eles não tem condições de atender essa legislação”, justificou Patrícia.
O produtor rural, Manoel Pereira de Sousa, que é associado a ASCOTRANVI, ficou indignado com a resposta negativa do projeto. Segundo ele, hoje as famílias não podem vender a produção de leite e o seus derivados, como o queijo, porque não tem como beneficiar o produto, já que eles não tem condições financeiras de arcar com a montagem da micro usina. “Nós estamos indignados, enraivados, porque isso foi uma discriminação. Foi uma falta de humanidade do PDRS Xingu. Eles só aprovam projeto de quem eles acham que deve ser aprovado, mas nós vamos procurar os nossos direitos”, enfatizou o produtor rural.
Dona Genecy Biancardi é Presidenta do Sindicato dos Produtores Rurais de Brasil Novo e conta que também não teve o projeto contemplado nesse Edital. Segundo ela, o valor do projeto não chegaria a R$ 500 mil se fosse aprovado, mas beneficiaria cerca de 600 associados ao sindicato.  “Eu vejo isso como um descaso com o produtor rural. Desvalorizando a classe do produtor que tem as mãos calejadas, com a pele sapecada de sol, trabalhando para manter o alimento na mesa das pessoas. Esses recursos estão voltando para os órgãos do governo, e as classes que precisam desse apoio estão sendo esquecidas”, explicou Genecy.
Em um entrevista coletiva para a imprensa, o representante da Sociedade Civil no PDRSX, João Batista Uchôa, disse que nenhum projeto foi aprovado definitivamente. E que a Associação deve aproveitar o período de recurso, que vai de 18 a 24 de novembro, para fazer a defesa do projeto e até mesmo pedir uma nova avaliação. “Na verdade ninguém pode dizer ainda que não foi contemplado, porque o edital teve um resultado preliminar. A partir de 18/11, está aberto um espaço para aquelas instituições que apresentaram os projetos que tiveram um avaliação ruim, para elas entrarem com recursos para a Coordenação Geral do PDRSX, questionando a posição que ficou seu projeto. Aí todos esses recursos apresentados serão avaliados pelo Colegiado do PDRS Xingu”, disse João Batista Uchôa.
Em nota, a assessoria de comunicação do PDRSX informou que em agosto de 2014 foi aberto o Edital Público para seleção de projetos que seriam apoiados pelo PDRS do Xingu, no ano de 2015. E que na última sexta-feira, aconteceu a reunião do Comitê gestor, onde foi apresentado o resultado preliminar de cada Câmara Técnica, e que dentro do Fomento ás atividades produtivas Sustentáveis foram apresentados 159 projetos, dentre eles o da Micro usina de beneficiamento de leite. O projeto acabou não tendo a pontuação necessária para ficar entre os contemplados com os investimentos do PDRSX. Segundo ainda a nota, caso o proponente não concorde com a nota final ou as ressalvas apresentadas, poderá apresentar recurso ao CGDEX entre os dias 18 e 24 de novembro.
O PDRSX destinou R$ 39 milhões de reais em recursos, distribuídos em oito Câmaras Técnicas. A aprovação final acontece na última plenária do Comitê Gestor, que vai ser realizada no dia 12 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.