terça-feira, 28 de abril de 2015

Médicos do governo Alexandre Von estão com salários atrasados

Os médicos já com o salário em dias, a saúde já é um caos, imagine sem receberem 
A saúde básica não funciona, não tem médico nos postos de saúde, e os que têm não cumprem horário, sabe porque? Porque o secretário de saúde não tem interesse em pagar o salário correto e por isso não cobra o cumprimento das 8h diárias.
O salário de um médico de posto de saúde, aquele lá do seu bairro, é de 3 a vezes menos que nas cidades vizinhas com isso ocorre evasão dos profissionais.
A UPA 24h não passou de um elefante branco, que não cumpre seu papel. Quase um ano depois de sua inauguração ainda não conta com laboratório próprio, fazendo com que a fila de espera só aumente; raio X, só às vezes que funciona. Se você infartar procure outra cidade porque não temos medicações para ajudar. E o serviço de cateterismo do hospital regional, que já deveria funcionar 24h por dia, só funciona em horário comercial (quem escolhe hora pra infartar?).
O hospital municipal assim como a upa24h ainda deixam muito a desejar na questão de exames a serem realizados. Muitos são realizados em laboratórios privados Tomografia também tem que ser feita em clínica particular. Tem dia que falta medicamentos básicos como dipirona, diclofenaco e adrenalina sem falar nos antibióticos que faltam sempre.
Ainda no pronto socorro municipal de Santarém, existe uma sala de pacientes graves chamadas de sala de reanimação onde apenas um médico dá conta de mais de 22 pacientes gravíssimos, quando, em cidades em que a população é respeitada, em salas desse porte de gravidade, 1 médico é responsável por, no máximo, 10 pacientes, quando esse número é ultrapassado, a prefeitura se coloca à disposição de colocar mais um médico pra trabalhar ali.
Não é de hoje que os médicos reivindicam de melhores valores para remuneração do plantão, tanto no psm quanto na upa. Sabiam que o valor já está defasado em relação a outras cidades do oeste paraense? Por isso hoje, os médicos que formam pela turma da UEPA, mesmo na cidade de Santarém, preferem trabalhar em cidades vizinhas, mesmo correndo o risco na não receberem. Mas isso já foi privilégio apenas dos municípios ao redor de Santarém, hoje os médicos encontram-se com seus honorários atrasados há mais de 20 dias, com suas contas vencendo e tentam entrar em contato com o secretário de saúde para saber o motivo do atraso e o mesmo nem os atende. E ainda teve a tal da prestação de contas que não batia.
É por isso que a saúde está um caos. Mas a culpa não é do municipal, do médico, do enfermeiro do técnico de enfermagem nem do porteiro do hospital municipal. A culpa é da administração que não está dando conta de fazer seu serviço, esta atrasando o pagamento das empresas médicas que prestam serviços nos hospitais, não paga de maneira correta para que possa exigir que horários sejam cumpridos na assistência básica e por fim, não respeita a população e nem seus funcionários e terceirizados que, todos os dias, tentam "salvar" o hospital municipal e a UPA24H, trabalhando em número reduzido para a demanda de trabalho, horas extras sem remuneração. E isso tudo sem o mínimo de respeito da gestão que ainda faz questão de atrasar os pagamentos.
JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.