sexta-feira, 4 de março de 2016

Jatene não paga empresa e obra do Hospital Regional é paralisada em Itaituba.

Hospital Regional do Tapajós, em ItaitubaA denúncia foi feita na sessão de quarta-feira, dia 02, na Câmara Municipal de Itaituba, pelo vereador Peninha, alegando que as obras estão parando devido o Governo do Estado está devendo a empresa Consórcio NOVA VIDA, em torno de R$ 20 milhões de reais. Uma comitiva formada pelos vereadores Iamax Aguiar e Orismar Pereira, esteve na obra e constatou que os últimos 17 empregados estavam sendo demitidos. Apenas 35% da obra, que está orçada em R$ 120 milhões, está pronta até hoje.
Na sessão da Câmara os vereadores se manifestaram sobre a paralização da obra e o Poder Legislativo vai encaminhar documento ao Governador do Estado, Simão Jatene, comunicando o fato e aos deputados Eraldo Pimenta, Hilton Aguiar e Airton Faleiro, para que interfiram junto ao Estado para que as obras sejam imediatamente reiniciadas.
Na análise do vereador Peninha, que fez a denúncia na Câmara, a paralização desta obra só retardar mais a conclusão deste hospital regional e com isso quem vai continuar sofrendo é a população de Itaituba e região.
Continuando seu pronunciamento, o Vereador disse que nos últimos meses aumentou assustadoramente o número de pessoas que necessitam de cirurgias ortopédicas em Itaituba. “Na sua maioria são vítimas de acidentes de trânsito do município de Itaituba, que não está preparado para fazer estas cirurgias, apesar de termos um ortopedista residente aqui e todo mês a vinda de outro ortopedista de Santarém”, destacou Peninha.
“Para termos uma noção da gravidade do problema, em um dia que passa em Itaituba, o ortopedista que vem de Santarém atende até 80 pacientes. Nos dias que o cirurgião está na cidade, basta irmos ao Hospital Municipal de Itaituba, que vamos ver dezenas de pessoas com sequelas buscando o atendimento do ortopedista. Isto é lamentável para os pacientes e é desumano para o médico”, declarou o Vereador.
“O que vem acontecendo hoje, é que devido nosso Hospital Municipal não fazer estas cirurgias, os pacientes são encaminhados diariamente para Santarém e eis a questão. No Hospital Municipal de Santarém dezenas de pacientes que são encaminhados passam até um mês esperando vaga para ser operado. Ficam jogados nos corredores daquele hospital ou nos quartos aguardando sua vez. É uma vergonha esta situação, além de o Município gastar com transporte um monte de dinheiro com frete de aviões e passagens de lanchas para Santarém”, lembrou Peninha.
Esta humilhação pode ser evitada, ressaltou o vereador. “Nosso Município, que hoje é considerado de porte médio e que vem diariamente recebendo grandes investimentos já deveria ter, em parte, resolvido esta questão. Como sugestão, o Vereador pediu a todos, para que juntos cobrem do Poder Executivo uma ação mais enérgica junto às empresas que estão investindo aqui para que estas empresas construam mais um centro cirúrgico equipado e ampliado de 30 para 50 leitos o nosso hospital municipal, além de em parceria contratar um cirurgião em ortopedia para aqui mesmo, pelo menos uma semana por mês faça estas cirurgias, evitando assim este deslocamento de pacientes para Santarém”, finalizou Peninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.