quinta-feira, 31 de março de 2016

Sondagem eleitoral coloca indicado de Vando Amaral na preferência em Vitória do Xingu




“O vice-prefeito conhecido por Caetano(PSB) seria o novo prefeito da cidade de Vitória do Xingu, município que abrange 90% da Hidrelétrica de Belo Monte. Os dados sãos de pesquisa realizada nos dias 20 a 23 de março de 2016, entre 720 coletas realizadas na zona urbana e rural do município. A Pesquisa de Opinião Pública foi realizada pela DESTAK Publicidade, Marketing e Pesquisa”. 
A primeira (pesquisa) sondagem eleitoral no município de Vitória do Xingu, com cerca de 12 mil eleitores, região do Xingu, indicam que se a eleição fosse hoje, o vice-prefeito José Caetano do PSB, indicado pelo atual prefeito da cidade Erivando Amaral, o Vando(PSB), seria eleito tanto na somatória espontânea, quanto na induzida.
Os pesquisadores avaliaram que a eleição de Caetano é fortalecida pela alta aceitação popular de Vando que é apontado como administrador de boas qualidades, recebendo altas notas em diversos questionamentos apresentados. A pesquisa mostra claramente a superioridade entre os dois grupos, situação e oposição. Ou seja, o atual prefeito Vando Amaral ainda é apontado como a maior liderança política existente no município, com capacidade para eleger o seu sucessor. 
Os pesquisadores diagnosticaram que a nota do atual prefeito municipal é 7,7%.
Na pesquisa espontânea 21,3% votaria em José Caetano: 15,1% em Vando Amaral, 11,1% no ex-prefeito Liber e 9% no atual secretário de Saúde Murilo.
Na pesquisa induzida José Caetano recebeu 39,2% dos votos validos. 
A Destak fez a pesquisa com 700 entrevistas na Sede do Município e na Zona Rural de Vitória do Xingú, para constatar o que se passa na cabeça do eleitorado Vitoriense à seis meses das eleições municipais de 2016.
Veja na integra a pesquisa:
A pesquisa também quis saber do eleitor: quem você acha que deve ser o sucessor do atual prefeito Vando Amaral?

*Caetano 32% *Libér: 14 *Murilo: 11,5% *Pretinho: 6% *Giminho: 4%
Vando: 3,3% *Josy Amaral: 2,6% *Juca: 2% *Washington: 2% *Pelada: 0,6%
Não opinou: 22%
O eleitor respondeu que o sucessor de Vando Amaral deve ser o atual vice-prefeito Caetano, seguido de Liber e Murilo.
Destak perguntou ao entrevistado: quem você indica para prefeito de Vitória do Xingú em 2016?
Abaixo as respostas:

Espontânea
*Caetano: 21,3%  *Vando: 15,1%  *Libér: 11,1%  *Murilo: 9%  *Pretinho: 7,5%  *Juca: 2,3%  *Giminho: 1,8% *Washington: 0,7% *Pelada: 0,7% *Não opinou: 30,5%
 
Quando perguntado espontaneamente, o eleitor de Vitória do Xingú afirma que o vice-prefeito Caetano é o preferido, seguido por Vando, Libér e Murilo.
Depois de obter a resposta espontaneamente, Destak induziu-os perguntando-lhes: e se a eleição fosse em 30 dias, qual desses nomes você escolheria para administrar o seu Município?
INDUZIDA:
*Caetano: 39,2% *Pretinho: 11,2% *Liber: 10,4% *Murilo: 10% *Giminho: 7,4%
*Juca: 1,6% *Washington: 1,6% *Não opinou: 18,6%
Segundo os eleitores entrevistados na pergunta induzida, o vice-prefeito Caetano tem a preferência, logo em seguida vem os nomes de Pretinho e Líber e Murilo.
Destaque perguntou ao eleitor vitoriense: que nota você dá para o Prefeito Vando, entre Zero e dez?
A nota média foi de: 7,7
Prefeito Erivando Amaral, o Vando com fortissima aceitação de nota 7,7%
A pesquisa também perguntou ao eleitor: Se o prefeito Vando Amaral vier a se candidatar, você ainda votaria nele?
*Sim: 45,5% *Não: 33% *Talvez: 19,1% *Não opinou: 2,4%
Destaque mostra que o prefeito Vando Amaral ainda tem credibilidade com o eleitorado, de Vitória do Xingú.
Na pesquisa, Destak ainda perguntou aos entrevistados: Você votaria em um candidato indicado e apoiado pelo prefeito Vando Amaral?
*Sim: 56,3% *Não: 29,7% *Talvez: 14%
O Prefeito Vando Amaral também tem credibilidade quanto ao apoio e indicação a outros candidatos, segundo disseram os eleitores.
 
A pesquisa também quis saber da rejeição dos candidatos, perguntando: Em quem você Jamais votaria para prefeito de Vitória do Xingú?
*Libér: 23,3% *Vando 21,1% *Pretinho: 10,2% *Giminho: 8,8% *Juca: 0,8% *
*Anselmo: 0,8% *Não opinou: 35%
O ex-prefeito Libér é o mais rejeitado pelos eleitores de Viatória do Xingú, segundo os eleitores entrevistados.
Abaixo, segundo a pesquisa Destak, o tipo de político que a população gostaria que governasse Vitória do Xingú no próximo período de 2017 à 2020:
*Trabalhador: 45,6% *Honesto: 43,4% *Atuante: 3,1% *Presente no Município: 2,4% Competente: 2,4% *Temente a Deus: 0,7
A pesquisa concluiu que a maioria do eleitorado de Vitória do Xingú deseja um tipo depolítico, trabalhador, e honesto para administrar o município.
De maneira oposta, Destak quis saber que tipo de político o eleitor não gostaria que Administrasse o Município de Vitória do Xingú.
Abaixo o quadro resultante da pesquisa:
Desonesto: 39,2% *Corrupto: 28,4% *incompetente: 22,5% Preguiçoso: 4,9%
Mentiroso: 2% Ausente do Município: 2% *Não temente a Deus: 1%
 
Prosseguindo, Destak perguntou ao entrevistado: Você conhece o prefeito do seu Município?
Abaixo as respostas obtidas dos entrevistados:
Sim: 67,1%
Não: 11,2%
Ouviu falar: 21,7%

Depois, Destaque pediu que os entrevistados fizessem uma avaliação da administração do prefeito Vando Amaral.
Abaixo o resultado da pergunta:
Ótima: 24,7%
Boa: 10,9%
Regular: 27,5%%
Ruim: 18,1%
Péssima: 18,8%

Para finalizar a pesquisa, DESTAK perguntou ao eleitor vitoriense:
a sua intenção de voto hoje, é?
Confirme a resposta abaixo:
Definitiva: 36,6%
Dificilmente mudará: 13,6%
Ainda pode mudar: 38%
Não opinou: 11,8%

Destak constatou na pesquisa que mais de trinta e seis por cento dos entrevistados já têm uma posição definitiva a respeito de seus candidatos preferidos, porém mais de trinta e oito por cento disseram que ainda podem mudar de posição até as eleições municipais, daqui à seis meses.
Obs.: A pesquisa foi realizada nos bairros: Centro, Jardim da Laqua, Alegria, Invasão Nova VitóriaI, Invasão da Caixa D`água, Nova Vitória 2 e nas comunidades de: Leonardo Davince, Vila de Belo Monte e Bananal.

Os coletores chegaram essa conclusão por várias estatísticas, entre elas comparando o que eles chamam de qualidades e desigualdades, entre quais, aceitação, rejeição e capacidade administrativa.
A metodologia utilizada foi quantitativa aleatório-estratificada domiciliar por cotas de sexo ou idade, dentro de uma abordagem descritiva em forma de entrevistas domiciliares, realizadas através de questionário.
Sendo que, cinco (5) fatos foram induzidos a entrevista: o estudante, aposentado, analfabeto, o funcionalismo público e a classe política. O jovem, idoso e a idade média foram os tipos de eleitores atingidos.
Para definir os critérios foram respeitados contingentes eleitorais, habitantes, área territorial, além das variáveis como: renda, idade, escolaridade, religião e sexo.
O objetivo principal é levantar junto a população de eleitores do município de Vitória do Xingu, a intenção de votos se a eleição fosse HOJE, a prefeito e vereadores do referido município. Também foram colocados aos entrevistados outros item, entre eles a capacidade e performance de transferência de votos das lideranças regionais, assim como a força de cada grupo existente no município.
Margens de erro: 4.5 Pontos percentuais para mais ou para menos, considerando a confiabilidade de 95.5%. Já para vereadores a confiabilidade fica em torno de 75%, devido a distância da próxima legislatura, porém a população já acena o que podemos citar como candidatura frustrante, quando o eleitor se arrepender no candidato que escolheu para legislar ou administrar seu município.
Neste estudo o método utilizado foi o descritivo para a execução da leitura e interpretação dos dados coletados e na criação do banco de dados e no cruzamento entre variáveis, foram utilizadas técnicas estatísticas e recursos de informática.
Os dados foram tabulados nos programas SPSS (Statistic Package for Social Sciences).
A Pesquisa pode ser registrada junto ao TSE e TRE/PA em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/201. Quem realizou a pesquisa em questão foi a DESTAK Publicidade, Marketing e Pesquisa Ltda, com CNPJ 11.634,861/0001-48.
Na coleta, ficou registrado o nome, endereço e numero celulares dos entrevistados, como garantiu da Sondagem Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.