terça-feira, 19 de abril de 2016

Mulheres de presos protestam em frente ao Fórum de Itaituba

Elas querem melhores condições de tratamento e não transferência de seus maridos

Esposa grávida de um preso se acorrentou em frente ao FórumO Brasil é o País que tem um dos piores sistemas carcerários do mundo, com ênfase para a problemática da superlotação e condições sub-humanas. O excesso de presos e infraestrutura precária contribuem para transformar os presídios e cadeias em verdadeiros barris de pólvoras. Em Itaituba a reportagem do jornal O Impacto foi procurada por um grupo de seis mulheres, todas esposas de presidiários, para denunciar o que elas consideram desumano,  o tratamento dado a eles no presidio de Itaituba.
Para garantir que sejam atendidas em suas reivindicações, elas estão acampainhadas e algumas acorrentadas em frente ao Fórum. Elas querem que a Justiça reverta a decisão de transferir os seis detentos para Belém, alegando que são pessoas humildes e não tem condições financeiras para visitá-los na capital.
Elas alegam que eles estariam sofrendo humilhações diversas e que a alimentação servida não serve nem para porcos, já que no cardápio estariam servindo até peixe podre (pela má conservação), além de que colocaram seus esposos de castigo num isolamento na gíria conhecido por Corró, mas que se trata de uma Medida Disciplinar (MD).
A medida de transferência dos seis presos foi determinada pela juíza Tainá Monteiro da Costa, da Vara criminal de Itaituba. Em seu despacho entre as várias alegações a Juíza enfatiza que a transferência está se dando em razão dos seis detentos estarem sendo acusados de promoção e incentivo de desordens, de terem amarrado a porta das celas com lençóis para evitar entrada dos agentes, assim como numa revista de homens do Comando Tático foram encontrados estoques, armas branca, drogas etc. o que teria agravado a questão disciplinar dos acusados.
Mas para M.S.A., uma das mulheres dos detentos, essas informações não são verdadeiras, já que não houve nenhum motim ou nenhuma rebelião para justiçar o que dizem sobre seus esposos.
Esposa grávida de um preso se acorrentou em frente ao Fórum
O protesto com armação de barraca em frente ao Fórum dura vários dias e elas pretende se retirar só quando forem atendidas em suas reivindicações, sendo a principal delas a não transferência dos presos para Belém. Os presidiários que a justiça local quer mandar para Belém, são: Lucas Nascimento Freitas, art.157 (assaltos) em regime fechado, Jeferson Andrade Viana, Wanderson Gomes Mendes, FrancineySilva de Souza,  Meque Silva Albuquerque.
Para Gisela Daiane Campanela, de 25 anos, o que elas estão pedindo é apenas os direitos dos presos. Ela disse que está grávida de três meses e que não condições de ir a Belém visitar o esposo por ser distante e ela não dispor de condições financeiras para isso.
Gisela, que está acorrentada num portão em frente ao Fórum, tem esperanças que a Justiça não transfira seu esposo e das amigas que estão envolvidas no movimento de protesto. Elas criticam a direção, alegando que o diretor do presídio não tem competência, por se tratar de um técnico em enfermagem e não ter conhecimentos do setor. Uma parente de detento disse que seu esposo havia sido transferido para Belém sem que eles soubessem, já que não teria ocorrido nenhum ato administrativo nesse sentido.
De acordo com o diretor do presídio, o pedido de vistoria foi feito por prevenção a uma iminente rebelião, já que os presos a serem transferidos estariam impedindo a vistoria. Para o diretor o uso de bala de borracha e spray de pimenta foi necessário, haja vista a resistência dos presidiários.
Por: Nazareno Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.