quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ressocialização: Em Altamira, detentos passam por curso de capacitação

Imagem relacionadaPara ajudar na ressocialização, detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudeste do estado, passam por cursos de capacitação profissionalizante. Além de trabalhar dentro da unidade penal, eles têm a chance de conhecer novas oportunidades de emprego e geração de renda quando ganharem a liberdade.
“O treinamento foi escolhido estrategicamente porque ia ter uma aceitação muito boa. Nas residências todo mundo utiliza detergente, sabão, sabonete, todo mundo usa. Então acreditamos que seja um produto com uma viabilidade para mercado”, disse Madson Menezes, assessor técnico do Senar.
Cerca de 19 detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira aprenderam a produzir 16 tipos de materiais de limpeza e higiene. O curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), ensinou receitas práticas de sabonetes, detergentes, sabão líquido e amaciante de roupa feitos a base de óleo de cozinha usada. Um produto que é poluente e que normalmente vai para o lixo agora virou matéria prima e uma oportunidade de renda.
Metade dos produtos feitos durante o curso será usado na limpeza e manutenção da casa penal e os outros 50% serão divididos entre os participante. O Objetivo do projeto é que a produção desse material seja feita regularmente no centro de recuperação.
Na próxima etapa da capacitação os internos também terão a chance de aprender técnicas de horticultura. A prática será feita dentro de uma área da penitenciária onde já existe uma horta com uma variedade de vegetais. Os cuidados com a plantação são feitos pelos internos que agora vão aperfeiçoar os conhecimentos para o cultivo das hortaliças. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.