quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Professores de Prainha entram em greve e cobram da Prefeitura cumprimento de acordo judicial

Os professores do Município de Prainha, na região da Calha Norte também não escapou das garras dos administradores, aqueles que já estão na história como número 1 da educação. 
Pelo menos 100 professores da rede municipal estão em greve por tempo indeterminado desde a segunda-feira (19), segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintepp). 
A categoria cobra o cumprimento de um acordo judicial feito entre a Prefeitura e o Sindicato, sobre a carga horária de professores.
A audiência ocorreu no dia 3 de agosto de 2017. Pelo acordo, os professores efetivos teriam prioridade na oferta das horas/aulas disponíveis antes da contratação de temporários. O acordo previa ainda a contratação temporária por meio de processo seletivo simplificado, além da comprovação de títulos em instituições autorizadas pelo Ministério da Educação.
No centro das atenções o peemedebista Davi Xavier.
Depois disso, considerando o descumprimento, o Ministério Público do Estado (MP-PA) recomendou a Prefeitura de Prainha a cumprir o acordo judicial firmado com o Sindicato. No dia 16 desse mês, a Promotoria de Justiça do MP em Prainha ajuizou outra ação civil pública contra o secretário de educação, por improbidade adminstraiva.
De acordo com o coordenador do Sintepp, Erivaldo Rocha, agregado a isso, a classe reivindica ainda direitos dos estudantes, como a implantação de uma nova grade curricular para evitar danos ao ensino, além da contratação de professores de educação física para ministrarem aulas nas séries iniciais do ensino fundamental- de 1º ao 5º ano.
A proposta de greve foi discutida em assembleia no dia 30 de setembro de 2017 com os quase 353 associados ao Sindicato. A paralização ocorre em todas as escolas da zona urbana e rural. Em Prainha, as aulas na rede municipal começaram no dia 15 de fevereiro. As aulas estão ocorrendo com apenas 30% de profissionais em sala de aula.
Blog do Xarope com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.