quinta-feira, 1 de março de 2018

Instituto lança site e amplia mobilização para criação do Estado do Tapajós

Presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, durante apresentação da nova logomarca do movimento (Foto: Adonias Silva/G1)
Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) lançou oficialmente nesta quarta-feira (28), a plataforma digital e nova identidade visual da luta de emancipação da região oeste do Pará. Na internet, o Instituto vai divulgar as ações, informações e notícias, além de mobilizar ainda mais a população que apoia e incentiva o movimento nos 23 municípios.
O lançamento foi durante um café da manhã com a imprensa. O encontro reuniu ainda representantes de movimentos sociais e da Câmara de Vereadores. O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, fez a apresentação da nova logomarca que representa o futuro estado e em seguida, dos canais de comunicação nas redes sociais, sendo três no total.
“Nós temos hoje por exemplo, toda a plataforma de divulgação do movimento para dentro da questão da rede social e também essa questão de site e de tantas outras ferramentas que são hoje utilizadas como ferramenta de divulgação”, explica Leitão.
Site - Uma plataforma que contém a história do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, membros da diretoria, prestação de contas, vídeos, notícias e as ações que são desenvolvidas em cada região. O cidadão poderá consultar tudo no site do ICPET.
Redes Sociais - É possível acompanhar o trabalho e as ações de mobilização do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós também nos canais oficiais do TapajósMeuEstado nas redes sociais. Basta acessar no Facebook, Twitter e Instagram, de forma gratuita.
A nova logomarca do movimento traz um mapa nas cores azul, verde, amarela e branca. “Nós readaptamos o logotipo numa forma de desenho, como se a gente tivesse desenhando, uma criança desenhando rabiscando o mapa, porque esse estado está sendo construído, ele está sendo desenhado, a medida em que a história vem acontecendo”, completa Leitão.
Luta pela criação
Uma das conquistas foi o plebiscito no dia 11 de dezembro de 2011, onde todos os paraenses foram as urnas para decidir se queriam ou não a divisão do Pará em três. A maioria dos eleitores do estado decidiu pela não emancipação das regiões sudeste e oeste do Pará.
O resultado da consulta pública apontou que a região oeste do Pará foi favorável a divisão e criação do estado do Tapajós. Em 23 municípios do estado, quase 97% disseram sim para a criação do estado do Tapajós. Foram mais de 1,2 milhão de votos a favor.
Santarém foi praticamente unânime pela criação do estado. O percentual foi de quase 99%, um resultado considerado expressivo do ponto de vista do ICPET. Se o estado do Tapajós for criado, Santarém poderá ser a nova capital.
Tapajós teria mais da metade da área do atual Pará, 728 mil km², 23 municípios e quase 2 milhões de habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo que é produzido pela economia, seria de quase R$ 18 bilhões. O estado teria 8 deputados federais e 24 estaduais.
Atualmente, o ICPET trabalha em três projetos na luta pela criação do Tapajós. Hoje, três PEC’s estão em andamento em Brasília (DF), frutos do plebiscito de 2011. A intenção é dar uma nova roupagem para a votação, para que ela não ocorra apenas na área interessada.
Os municípios
Ao todo, 23 municípios podem compor o novo estado: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Uruará e Trairão.
Blog do Xarope via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.