terça-feira, 20 de novembro de 2018

Mesmo se vencer, Papão tem 61,2% de probabilidade de ser rebaixamento

Resultado de imagem para time do paysanduSe a briga na parte de cima da classificação da Série B do Brasileiro pelas duas últimas vagas de acesso à Série A está acirrada - Fortaleza-CE, campeão, e Goiás-GO já estão classificados -, o duelo na outra ponta da tabela para evitar a queda à Série C do ano que vem não é menos disputado. São seis equipes em situação de risco, algumas com mais e outras com menos possibilidades de descenso. 
Entre os times ameaçados está o Paysandu, representante da região Norte, que corre o risco de não ter participação na edição do ano que vem, como ocorreu pela última vez em 2014, quando o Papão disputou a Terceirona.
Os demais ameaçados pelo fantasma do rebaixamento são clubes das regiões Sul (Criciúma-SC e Figueirense-SC), Sudeste (Oeste-SP e São Bento-SP) e Nordeste (CRB-AL). Dos seis concorrentes, o que está em situação mais confortável é o São Bento-SP, 12º colocado, com 46 pontos, cuja possibilidade de rebaixamento é de quase 0%. Para muitos, o Bentão já está livre do descenso. 
No outro extremo, ou seja, quem mais corre perigo de estar na Série C de 2019, está o Papão que, de acordo com os cálculos do site Chance de Gol, especialista em projeções matemáticas do futebol, tem 61,2% de probabilidade de cair.
SITUAÇÃO DELICADA
Embora as duas vitórias seguidas obtidas fora de casa, diante do Guarani-SP e do Figueirense, tenham reanimado o time, o Papão encabeça a zona de rebaixamento da Série B, ocupando a 17ª colocação, com 43 pontos. Os bicolores até chegaram a deixar a zona no começo da 37ª rodada, quando assumiram a 16ª colocação. Contudo, a situação não perdurou por muito tempo, visto que no desfecho da virada, o CRB acabou derrotando, surpreendentemente, o Londrina-PR, na casa do adversário, e, assim, reconduzindo o Papão à última parte da tabela, o que acontece há 9 rodadas seguidas.
A última rodada da Série B, programada para o sábado (24), será decisiva não só para as equipes que ainda sonham com o acesso, casos de Avaí-SC, Ponte Preta-SP, CSA-AL e Atlético-GO, este adversário do Paysandu, em Belém, mas também para quem visa se livrar do indesejado rebaixamento.
PARA ENTENDER
Confira o que as equipes ameaçadas, principalmente o Papão, precisam fazer para se livrar da “degola”. Ressalte-se que Boa Esporte-MG, Sampaio Corrêa-MA e Juventude-RS foram rebaixados antecipadamente.
PAYSANDU - 61,2% DE POSSIBILIDADE DE QUEDA
O Paysandu chega ao seu último jogo na zona de rebaixamento, mas com chances de escapar. A equipe enfrenta o Atlético-GO e precisando vencer, além de contar com ao menos um tropeço dos rivais contra o rebaixamento, sendo que Figueirense e São Bento precisariam perder e ainda por cima com uma diferença alta de saldo de gols. O empate complica a situação e só livra o time da queda se o Criciúma perder por três gols de diferença. A derrota rebaixa o Papão.
CRICIÚMA - 18,6% DE POSSIBILIDADE DE QUEDA
O Criciúma escapa da queda se vencer o Sampaio Corrêa, em casa, na última rodada. Se tropeçar, a equipe terá que secar Paysandu e Oeste para se manter na Série B.
OESTE - 16,6% DE POSSIBILIDADE DE QUEDA
O Oeste precisa de uma vitória diante do lanterna Boa Esporte, em Varginha, para não depender de mais nenhum resultado. Se tropeçar, o time paulista terá que torcer contra Paysandu e Criciúma para não correr risco de ir para a Série C.
CRB - 3,5% DE POSSIBILIDADE DE QUEDA
O CRB terá confronto direto contra o Figueirense, que também está ameaçado pela queda. Se vencer, o Galo alagoano está livre. Em caso de tropeço, a equipe dependerá de tropeços do Paysandu, Criciúma ou Oeste.
FIGUEIRENSE - 0,1% DE POSSIBILIDADE DE QUEDA
O Figueirense precisa de apenas 1 ponto no confronto direto contra o CRB para se livrar da queda. Se perder a partida, a equipe só será rebaixada se Oeste, Criciúma e Paysandu triunfarem em suas partidas. O Papão ainda precisará tirar uma diferença de seis gols em relação ao time catarinense no saldo.
SÃO BENTO - 0% DE POSSIBILIDADE DE QUEDA
O São Bento tem chance mínima de ser rebaixado. Para cair, a equipe precisa perder o jogo contra o Vila Nova-GO e ver Paysandu, Criciúma, Oeste e CRB vencerem seus compromissos. Além disso, o time ainda teria que ser superado no saldo de gols por Paysandu e Figueirense ao término da rodada.
Lateral no banco dos réus
Expulso infantilmente após o jogo contra o Fortaleza-CE, pela 32ª rodada, ao aplicar um soco no atacante Dodô, do time adversário, o lateral-esquerdo Guilherme Santos será julgado na quinta-feira (20), às 10h, pela 4ª Comissão Disciplinar, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), podendo desfalcar o Paysandu no último jogo da equipe na Série B do Brasileiro, sábado (24), contra o Atlético-GO, na Curuzu. O defensor poderá ser punido com um “gancho” de 4 a 12 partidas, de acordo com o que prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ) em seu artigo 254-A.
Havia a possibilidade de o atleta ser julgado antes dos jogos contra o Guarani e Figueirense, fora de Belém, mas isso acabou não ocorrendo. Agora, faltando praticamente uma semana para a partida contra o Tigre alagoano, a denúncia feita no relatório do árbitro catarinense Héber Roberto Lopes teve o seu julgamento pautado, ontem, pelo STJD. Como é reincidente, visto que já havia se envolvido em confusão parecida quando atuava no futebol do Japão, antes de retornar à Curuzu, o atleta deverá amargar uma punição bastante dura.
O próprio jogador deu a entender que, caso venha mesmo a ser julgado, dificilmente se livrará da punição. “Se não estiver junto com o grupo, estarei torcendo pelos companheiros”, avisou, resignado, o atleta. Por sua vez, o departamento jurídico do Papão já anunciou que pretende
entrar com pedido de efeito suspensivo no próprio STJD, caso o defensor seja suspenso. O documento deverá dar entrada no Tribunal assim que o resultado do julgamento for conhecido.
(Nildo Lima)
Foto: Fernando Torres/PSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.