terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Sessão na Câmara comemora 7 anos de luta pelo plebiscito em prol do estado do Tapajós

  Jean Carlos Leitão presidente do ICPET
Proposto pelo vereador Junior Tapajós (PR), o encontro serviu para destacar a continuidade da luta pela emancipação.
Com o tom emancipacionista, " é possível sim criar o estado do Tapajós", Jean Leitão presidente do ICPET, destacou em seu discurso na manhã desta terça-feira(11), os 7 anos de luta em defesa do plebiscito.
Leitão disse que a única saída para a região é a criação do estado. "Lutamos por dignidade, jovens aqui se formam e sãos obrigados a ir embora, deixar seus familiares, por falta de emprego. O novo estado vai nos beneficiar de inicio com 20 mil empregos. Serão 64 Bilhões aplicados nos primeiros 20 anos. Seremos beneficiados com grandes obras", arrematou."Nós já nascemos com o sentimento separatista, lá em Belém o sentimento é muito diferente. Aqui nem o hino do Pará a gente sabe cantar. Lá temos Remo e Paysandu aqui é São Francisco e São Raimundo, é muito diferente", desabafou o vereador Junior Tapajós.
O prefeito do Município de Alenquer, Padre Juraci denunciou que a Calha Norte está abandonada, a maioria falido. " O estado não faz nada, e tudo cai nas costas do prefeito. Ainda bem que temos o hospital municipal de Santarém, e o regional que nos acolhe", arrematou.
Parabenizou a luta do ICPET, e se colocou a disposição do Instituto. 
Ao final da sessão especial, os representantes do poder público presentes assinaram um pacto pelo pedido de um novo plebiscito.
A ideia é que haja uma mudança na lei, para que a o plebiscito possa consultar apenas os moradores da região oeste do Pará.
Estiveram presentes na sessão membros do movimento pelo estado do Tapajós, vereadores e prefeitos de alguns municípios que formariam a nova Unidade Federativa, representantes da segurança pública, do governo do estado do Pará e da sociedade civil.
Um certificado com uma menção honrosa foi entregue aos 23 representantes dos municípios que fariam parte do novo estado.
O novo estado do Tapajós seria formado pelos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Aveiro, Alenquer, Almeirim, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Monte Alegre, Medicilândia, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Trairão, Terra Santa e Uruará.

Histórico-No dia 11 de dezembro de 2011, os paraenses foram às urnas para decidirem sobre a emancipação de dois possíveis novos estados: o Tapajós, contemplando municípios da região oeste, e o Carajás, da região sul. A consulta foi realizada em todo o estado e o “Não” para o desmembramento do Pará venceu.
No entanto, o “Sim” para a criação do estado do Tapajós teve mais de um milhão de votos (1.203.574 para ser mais exato), o que levou as lideranças da bandeira do novo estado continuarem se mobilizando mesmo após a derrota no plebiscito. E a sessão da Câmara foi uma mostra de que a ideia da nova Unidade Federativa não foi esquecida.
A região que pretende se emancipar deu mais de 96% a favor da emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.