sexta-feira, 26 de abril de 2019

Prefeito de Santarém lança desafio à Valmir Climaco e esquenta polêmica da saúde

“Invista no teu hospital Municipal, cuide de seus pacientes aí em Itaituba(…) É muito fácil comprar ônibus, agora vai contratar uma equipe de médicos e ver quanto custa.” disse Nélio Aguiar.
A polêmica da saúde na parceria entre Itaituba e Santarém continua dando o que falar, agora com a inclusão de um novo, e importante, personagem. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, utilizou grupos de whatsapp, na tarde desta quinta-feira (25), para se manifestar após declarações do prefeito de Itaituba Valmir Climaco à imprensa local. Valmir disse que a prefeitura paga mensalmente um valor para Santarém em troca da regulação, por meio do Hospital Municipal, dos serviços prestados aos pacientes no Hospital Regional.
Ele destaca ainda que, “o hospital regional do baixo amazonas não pertence à Santarém. Eu não posso pensar que a gestão de Santarém teve desviando o foco da administração, onde se fala que Santarém não consegue fazer asfalto, tapar os buracos das ruas, por que Itaituba tá mandando os doentes.” afrontou Valmir.
A resposta de Nélio Aguiar foi rápida e ainda mais afrontosa. Em áudio ele começa dizendo que alguns pontos colocados por Valmir não batem com a realidade. Segundo ele, a SESPA que regula o hospital regional, e quando não há vagas no mesmo, os pacientes são encaminhados para o hospital municipal de Santarém, o que onera e superlota a unidade.
Nélio diz também que o que valor recebido pela prefeitura de Santarém (cerca de 83 mil) é muito inferior à quantia que é gasta com a saúde no município, algo em torno de R$ 1.600,00 por mês. Ele faz ainda um desafia à Valmir.
“Invista no seu hospital municipal, contrate mais ortopedista e anestesista, cuida de seus pacientes aí, eles não querem sair de Itaituba para Santarém, eles querem fazer aí, mas precisa investir em equipe médica.” desafia
Nélio também fala do micro-ônibus comprado pela prefeitura para fazer o transporte dos pacientes, e também da UPA de Itaituba, que mesmo tendo obra finalizada e entregue há meses, está sem funcionamento. “É muito fácil comprar ônibus, agora vai contratar uma equipe de médico e ver quanto custa. É por isso até que eu suspeito que até hoje você não colocou a UPA pra funcionar, por que não quer ter despesa, e ela tá parada, praticamente pronta e nunca colocou pra funcionar, por que você sabe quanto custa. Você não quer assumir esse custo, é muito mais fácil você mandar 83 mil pra santarém e manda o tanto de paciente que você quiser pra que a gente assuma isso.” desabafa
Nélio fez ainda uma proposta à Valmir, “Se você topar esse desafio, você deixa de repassar os 83 mil para Santarém, não repassa mais, mas também tu não encaminha mais nenhum paciente, e faz um tratamento de qualidade aí, organiza teu hospital. Nós não vamos recusar paciente nenhum, estamos aqui disposto a atender..” propôs
Para finalizar, Nélio ainda deixa uma sugestão. “O que estamos entrando numa discussão é que prefeito não invista somente em asfalto, em rua, mas também em saúde. Por que investir na saúde não é somente comprar ônibus ou ambulância pra levar os pacientes pra outros municípios, é você ter uma estrutura para atender seu paciente no próprio município.” finalizou o prefeito de Santarém.
Blog do Xarope via Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.