quarta-feira, 15 de maio de 2019

Santarém e municípios do oeste do Pará têm atos contra corte de verbas na educação


Estudantes, professores e demais profissionais da educação de Santarém e munícipios do oeste do Pará estão realizando diversas manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo MEC. Em algumas cidades a programação será realizada somente à tarde.
Um grande número de estudantes e servidores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) se reuniram na unidade Rondon para o início de uma programação que segue até o início da noite.
Ao G1, o professor da Ufopa e representante do Sindicato dos Docentes da Ufopa, Sandro Leão falou sobre a programação. Pela manhã os participantes fizeram um abraço coletivo no prédio da instituição. À tarde a programação continua envolvendo outros segmentos da educação.
À tarde será uma atividade mais ampla, que envolve segmentos da educação de Santarém, entidades da sociedade santarena que estão insatisfeitas com as políticas do governo federal para a educação.
"Na verdade, o que estamos discutindo é que não é uma política, é um desmonte do ensino público, da educação no país, inclusive tem escolas privadas que estão paradas por causa dessas decisões do governo. A sociedade está insatisfeita com esses cortes, vamos fazer essas manifestações para mostrar que existe uma insatisfação não só da universidade, mas sim da sociedade em relação a isso”, disse Sandro Leão.

As demandas são as mesmas em todos os estados, mas em Santarém já é possível vislumbrar os reflexos dos cortes anunciados pelo MEC, como a conclusão de obras.
“Os recursos que vão ser cortados seriam para concluir obras da universidade, e para pagamento de bolsas, pesquisas de extensão, projetos de crescimento da universidade. Por exemplo, um pesquisador que tenha feito uma programação de pesquisas de campo não vai poder fazer por não ter recursos. A gente corre o risco da universidade não poder pagar contas de energias, entre outros”, concluiu.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Fonte: G1 SANTARÉM - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.