quarta-feira, 5 de junho de 2019

Paciente transexual denuncia descaso e preconceito no HMS: ‘não tem atendimento humanizado’

Eric Marcel alega que teve internação negada e sofreu transfobia no HMS — Foto: Eric Marcel Ferreira/Arquivo Pessoal
Eric Marcel alega que teve internação negada e sofreu transfobia no HMS — Foto: Eric Marcel Ferreira/Arquivo Pessoal

Um paciente transexual que procurou atendimento no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, no oeste do Pará, denuncia descaso e preconceito na unidade de saúde. Eric Marcel Ferreira, de 33 anos, deu entrada na noite de segunda-feira (3) com quadro de distensão abdominal, obstrução intestinal e dificuldade para urinar.
Logo após a primeira internação, na troca de plantão entre equipes, Eric foi informado que o prontuário médico tinha sido perdido e não pôde fazer uso de algumas medicações na manhã seguinte. O documento foi encontrado depois de a direção ser informada sobre caso.
A acompanhante levou novamente o caso à direção do hospital para que Eric ficasse na observação e não mais internado.
“Depois de me darem alta é que estou sendo medicado. O médico me dá alta mesmo sem eu ter conseguido evacuar e sem está conseguindo urinar sem sonda fixa, estou na observação porque a minha acompanhante falou com o diretor que disse para eu ficar, mas não me internaram”, contou.
Nesta quarta-feira (5), o jovem passou por lavagem cirúrgica para minimizar os sintomas, mas não teve resultado.
Transfobia e descaso
Por ser homem trans, Eric fica na ala masculina. Segundo o paciente, quando alguns profissionais foram colocar a sonda fixa o desrespeitaram e fizeram perguntas sobre sua vida sexual. Na troca do material, outro enfermeiro se negou a fazer o procedimento.
“Eu passei por várias situações de transfobia aqui desde ser chamado de ela à negação da internação, do flet Enema (laxante) e da sonda de alívio. Eu quero cuidado médico e atendimento humanizado respeitando a minha identidade de gênero”, ressaltou.
Na última consulta realizada nesta manhã, o paciente recebeu alta mesmo estando com abdômen distendido.

BLOG DO XAROPE COM INFORMAÇÕES DO G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.