quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Helder Barbalho visitou as obras do ginásio e do Terminal Hidroviário em Santarém

Governador e comitiva em visita às obras do ginásio poliesportivo de Santarém — Foto: Sílvia Vieira/G1Helder Barbalho visitou as obras do ginásio e também do Terminal Hidroviário no final da tarde desta terça-feira (13).

Por Sílvia Vieira
Em visita às obras do ginásio poliesportivo no bairro Aparecida, em Santarém, oeste do Pará, no final da tarde desta terça-feira (13), o governador Helder Barbalho (MDB), anunciou para a primeira semana de dezembro, a inauguração do espaço.
O governador destacou que o ginásio é uma obra importante para Santarém e quando estiver em pleno funcionamento, será uma referência para todo o Baixo Amazonas.
"Eu fico muito feliz de poder anunciar para a população de Santarém que nós estaremos inaugurando esse ginásio regional e a partir daí, a certeza de que a sociedade do oeste do Pará passa a ter um ponto de encontro da cultura, do esporte e do lazer", destacou Helder.
O governador falou ainda sobre a importância de monitorar o andamento das obras e cobrar o cumprimento dos prazos.
"A população tem pressa e acima de tudo, quando uma obra não é entregue é recurso público que se perde. Eu tenho determinado a nossa equipe que trabalhe com planejamento, e assegure que as obras sejam entregues c tempo adequado, até para que a sociedade possa usufruir e o tempo não seja sinônimo de ampliação de preços", pontuou Helder.
Estrutura do ginásio
O ginásio poliesportivo está instalado em um terreno de 21.000 m², que abrigou por muitos anos o campo do América. A área construída corresponde a 6.500m², e contempla salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e capacidade para 5 mil pessoas.
O espaço que será de multiuso, com um palco de 350m² e 3m de altura, que servirá para shows e apresentações artísticas e culturais, terá ainda salas voltadas ao atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade, em conformidade com os critérios preestabelecidos pelo Ministério do Esporte.
A empresa que atualmente é responsável pela obra entrou em 2017, mas a obra foi iniciada em 2013. Antes de entrar em funcionamento, o ginásio precisa de quatro laudos, que segundo o secretário de Obras, Ruy Cabral, já estão sendo providenciados.
"Nós acabamos de ser informados que a empresa e também a Sedop já deliberou os quatro laudos para que a gente tenha a ligação definitiva. Eu acredito que, no máximo, em 30 dias a gente já esteja com os laudos prontos e solicitando a ligação de energia para o prédio", disse Ruy Cabral
Terminal Hidroviário
Após a visita às obras do ginásio poliesportivo, o governador seguiu com sua comitiva até a grande Prainha, onde o governo do estado está construindo o Terminal Hidroviário de Santarém. Segundo Helder, o espaço deve ser entregue à população no primeiro semestre de 2020.
"Me foi prometido pela empresa responsável pela execução dessa importante obra, que o terminal hidroviário estará pronto para ser entregue à comunidade até maio de 2020. Já estamos com mais de 40% da obra executada e esse terminal já é considerado o mais moderno do Brasil", destacou Helder.
A obra é financiada com recursos da Caixa Econômica Federal e está orçada em R$ 59.884.105,61. A obra naval contempla a colocação de vigas, pisos e paredes no terminal de passageiros e cargas, e a construção da passarela em concreto.
O projeto do Terminal Hidroviário de Santarém prevê uma área de 3.600m² de área construída, 16 guichês para venda de bilhetes, guarda-volumes, ar-condicionado, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, farmácia, três lanchonetes e restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.