segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Eleições 2020: Vereador do MDB é o principal opositor ao governo do prefeito Macedo em Belterra

Vereador emedebista Junior Rocha é nesse momento o principal político do prefeito doutor Macedo
A população reconhece Junior Rocha como o candidato mais forte para disputar as eleição de 2020, contra o prefeito Doutor Macedo do democratas candidato a releição. Ele aparece com 60,7% dos entrevistados, seguido por Arielton com 13,4%.
A Destak fez a pesquisa com 480 entrevistas na Sede do Município e na Zona Rural do município de Belterra, para constatar o que se passa na cabeça do eleitorado à cerca de 1 ano das eleições municipais de 2016. 
A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2020, o clima da sucessão em Belterra começa a Fervilhar. 
Partidos começam a se articular e a testar suas lideranças em pesquisas de opinião para identificar o peso eleitoral desses nomes. A DESTAK Pesquisa realizou um levantamento no período de 26 a 27 de Setembro de /2019 com 480 entrevistas em todos os bairros e comunidades do interior de Belterra. 
ESPONTÂNEA: 
Doutor Macedo aparece com 35.3% das intenção dos votos, seguido de Junior Rocha 12,9%
Na questão espontânea em que não se apresenta nenhum nome ao entrevistado, o prefeito Josiclélio Macedo do Democratas aparece em primeiro lugar com 35,3% das intenções de voto; em segundo lugar vem o vereador do MDB Junior Rocha, obtendo 12,9%. A terceira posição é ocupada por Arielton que obteve ainda 5,2% das intenções de voto. O ex-prefeito Geraldo Pastana aparece com 4, %. Ulisses Medeiros e Milton Almada vem logo em seguida, ambos com 2,6%,. 
Já 37,1% disseram não saber para quem votar. 
ESTIMULADA: Quanto à estimulada, a pesquisa testou quatro cenários. 
CENÁRIO 1
No primeiro cenário, seis nomes são testados: o prefeito Macedo aparece com 42,0%; em segundo lugar vem o vereador do MDB Junior Rocha, 22,6%; em terceiro, Arielton, 8,8%; em quarto lugar, Milton Almada, 7,1%; em quinto vem o nome de Ulisses Medeiros, 5,4%. Prof. Darviley aparece com 2,7%. 
CENÁRIO 2
No segundo cenário são testados apenas cinco nomes, retirando Braga do Povo que não tinha pontuado e Ulisses Medeiros. A ausência desses nomes não altera muito a posição e os percentuais dos demais pré-candidatos. Doutor Macedo 42,9% ; em segundo Junior Rocha com 24,2%, Arielton 8,9%, Milton Almada 8,0% e professor Darviley 4,5% das intenções de votos. Não Sabe/ sem resposta 9,6%, e nulo/branco 1,7%.
SIMULAÇÃO ENTRE DOUTOR MACEDO X JUNIOR ROCHA 
A Destak fez simulação entre os dois principais candidatos nas eleições de 2020
No terceiro cenário, a pesquisa testou apenas dois nomes: Doutor Macedo aparece com 49,01%; e o vereador do MDB Junior Rocha fica com 33,4%. 
Não sabe/ Sem resposta 9,6%. Branco e/ nulo 7,9%. 
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS:
Destak aponta Braga dos Povos com maior índice de rejeição entre os pré-candidatos estimulados
Em se tratando de rejeição dos pré-candidatos, Braga dos Povos aparece como o mais rejeitada, 23,2% seguido por Doutor Macedo, 14,3% e professor Darviley com, 11,6%. Milton tem 8,9% de rejeição; Ulisses Medeiros aparece com 6,3% e Arielton com 3,6%. O vereador Junior Rocha aparece com apenas 1,8% de rejeição. 
PRINCIPAL ADVERSÁRIO:
Outros cenários foram pesquisados entre eles o principal adversário politico do prefeito Doutor Macedo. O vereador Junior Rocha apareceu com 60,7% dos entrevistados, segundo arielton com 13,4%, Ulisses 8,0%, Milton almada 6,3%, professor Darviley com 1,8%, e Braga dos Povos com 0,9% das intenções de votos. Outro 6,9%. 
APROVAÇÃO DO GOVERNO:
Governo do atual prefeito recebeu aprovação de 61%, contra 27% de desaprovação
61% da população aprova a forma como o prefeito Doutor Macedo vem administrando o município, 27% desaprovam, e disseram não saber/sem resposta 12%. 
A população apontou a ex-prefeita Dilma Serão como a pior prefeita que já administrou o município, foram 75% dos entrevistados. 
AVALIAÇÃO DO GOVERNO: Qual a avaliação que você faz da administração do prefeito DR. MACEDO?
Destak aponta que a população fez boa avaliação do prefeito Macedo
12% da população afirmaram que está excelente; 38% Boa, 25% regular positivo, 4% regular negative, 14% disseram que o governo está ruím, e apenas 4% afirmaram está péssimo. 3% disseram não saber. 
INTENÇÃO DE VOTOS PARA VEREADOR: 
Em quem você votaria para vereador do seu município, se a eleição fosse hoje? (Espontânea). 
Na questão espontânea em que não se apresenta nenhum nome ao entrevistado, os 5 mais votados foram, o vereador Junior Rocha do MDB aparece em primeiro lugar com 8,%; Jonas Palheta 4,3%, Jurandir 3,4%, Ulisses 2,6% e Vado 1,7%.
O vereador Junior Rocha é o que teve maior índice de intenção de votos para vereador, com 8,6%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.