quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Pesquisa da Destak aponta reeleição de Doca Albuquerque com muita facilidade em Terra Santa, no Oeste do Pará

Resultado de imagem para prefeito doca albuquerque
Doca, prefeito de Terra Santa: avaliação positiva e com chances altíssimas de reeleição
Pesquisa de avaliação do governo do prefeito Doca Albuquerque (PSD), de Terra Santa, no oeste do Pará, concluiu que, a pouco mais de 1 ano para final do seu mandato, mais de 62,9% dos eleitores do município o aprovam — resultado apenas das notas excelente (21%) e bom (42%). 
A avaliação regular positiva chega a 25,7%, somando um total de 88, 7% de aprovação contra 9,1% que reprovam. 
É um dado que vai repercutir consideravelmente na intenção de voto, tendo em vista que a população percebe que a forma de governar de Doca está satisfazendo as necessidades sociais da população..
Foram entrevistadas 480 pessoas, nas zonas urbana e rural do município. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro, 3,5%, para mais ou para menos.
Doca, pré-candidato à reeleição, aparece com 56% da intenção dos votos na pesquisa estimulada, aquela em que são apresentados opções de candidatos aos entrevistados, e 33,3% na espontânea — em que os entrevistados respondem livremente.
Nas duas pesquisas, o adversário que mais se aproxima de Doca é o ex-prefeito Adalberto Anequino (MDB), com 9,8% (espontânea) e 20% (estimulada). O emedebista, por outro lado, é o que possui a maior rejeição entre os candidatos listados no levantamento.
Os dois travaram uma disputa acirrada em 2016 pelo cargo. Doca obteve 49% dos votos válidos; Anequino, 45,7%.
Doca quase reeleito
A Destak simulou ainda 3 cenários diferentes de disputa para prefeito. Em todos eles, Doca vence com folga. Os demais prováveis nomes na eleição para prefeito em 2020 são de Lucivaldo Batista (PSL) e João Batista (PSB), que ficou em 3º e último lugar na disputa de 2016.
Espontânea 
Inrtenção de votos, Doca, em Terra SantaPesquisa em que o entrevistado responde livremente o nome de sua preferência, na espontânea também aparecem Marcílio Picanço (0,6%), ex-prefeito de Terra Santa, e Tárcio Bentes, atual presidente municipal do PSDB. Nela, chama atenção o percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem votar — quase 56%.
Estimulada – cenário 2
A Destak também simulou um cenário com apenas dois candidatos: Doca e Lucivaldo. O atual prefeito seria eleito com mais de 60%. O candidato do PSL teria 23% da intenção dos votos.
Estimulada – cenário 3 Outro cenário hipotético criado pela pesquisa foi o confronto direto entre Doca e João Batista. O prefeito atual também seria reeleito com 62% dos votos, contra 32% do militante socialista.
Estimulada – cenário 4 
Por fim, estimulou-se os entrevistados a optarem por Doca ou Adalberto numa disputa apenas entre os dois maiores adversários políticos da atualidade em Terra Santa.
Rejeição dos candidatos
O levantamento da Destak também mediu a rejeição dos candidatos a prefeito de Terra Santa. O mais rejeitado é Adalberto (30%), seguido de Doca (22%). João Batista (10%) Lucivaldo Batista (9%) são os menos rejeitados. Estão empatados considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,5%.
Migração de Votos
A tabela mostra, através de uma análise cruzada, a migração de votos de quem votou na eleição passada (2016) com a intenção de voto, hoje. Os eleitores que votaram em Doca em 2016, a pesquisa mostra que 75% deles continuam votando, hoje, nele. Esse é o grau de fidelidade. 
Quem disse que votou em Adalberto Anequino em 2016, apenas 45,3% continuam votando nele, hoje. Outros 26,4% estão migrando para Doca. O nível de fidelidade de Adalberto é menor que Doca. 
Os votos de João Batista estão migrando em sua grande maioria para Doca, 60%. Outros 40% permanecem com ele. 
Imagem por Bairros
Aqui podemos identificar a votação dos pré-candidatos por bairros/comunidades onde a pesquisa foi realizada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.