domingo, 3 de maio de 2020

Entre cemitérios públicos e privados, Manaus tem 151 enterros em um dia, diz prefeitura

Cemitérios públicos de Manaus registraram 126 sepultamentos no feriado de 1º de maio — Foto: Carolina Diniz/G1AMDo total de enterros, 12 pessoas tiveram no atestado a confirmação para Covid-19. Prefeitura somou dados de cemitérios privados ao balanço divulgado neste sábado (12). Número, antes, não era contabilizado.
O feriado desta sexta-feira (1º) registrou 151 sepultamentos nos cemitérios públicos e privados de Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), apenas três famílias fizeram a opção pela cremação. Entre as causas de morte, 12 pessoas tiveram no atestado a confirmação para Covid-19, conforme anúncio deste sábado (2).
O número de sepultamentos em Manaus, como informado pelo Poder Municipal, pode chegar a 4,2 mil neste mês de maio. No último domingo, a capital teve o recorde de 140 sepultamentos em 24 horas. Os dados não podem ser comparados, no entanto, uma vez que a prefeitura não divulgava os números de enterros em cemitérios privados até este sábado (02).
O governo divulgou que dos 6.062 casos confirmados no Amazonas, 3.658 são de Manaus (60,3%) e 2.404 do interior do estado (39,6%). Já são mais de 500 mortes no estado.
A Prefeitura de Manaus informou que nesta sexta foram registrados 126 enterros nos cemitérios públicos da capital do Amazonas. Todos os outros 25 foram em unidades particulares que - até então - não eram contabilizadas no balanço do sistema funerário divulgado.
Destes, 28 foram em domicílio e 36 usaram o serviço do SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Outras 46 pessoas tiveram como causa de morte síndrome, insuficiência ou parada cardiorrespiratória e 26 foram registradas como causa desconhecida ou indeterminada - o que contribui para casos de subnotificação de Covid-19. Os números reais de mortes em decorrência da doença podem ser muito maiores do que o divulgado pelo governo.
Nesta sexta-feira, um carregamento de 150 caixões chegou em Manaus por meio de barco. As unidades só devem atender a demanda de um dia, já que, conforme a Prefeitura de Manaus, a média de sepultamentos aumentou para 120 por dia.
A capital chegou a registrar um recorde no número de enterros desde o início da pandemia do novo coronavírus, com 140 sepultamentos apenas nos cemitérios públicos no último dia 26..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.