sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Por conta da pandemia da Covid-19, prorrogada situação de calamidade pública em Santarém

É DECRETADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA – Prefeitura de GlorinhaMunicípio decretou situação de calamidade em abril de 2020 com prazo até 31 de dezembro. Prorrogação segue até 31 de julho de 2021.
Com o crescente número de novos casos da Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, o governo municipal prorrogou até 31 de julho deste ano a situação de calamidade pública provocada pela pandemia. O decreto Nº 044/2021 teve efeitos retroagidos entrando em vigor no dia 1º de janeiro, e poderá ser prorrogado depedendo da análise epidemiológica.
A medida foi adotada porque há uma demanda no emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da pandemia no município.
A situação de calamidade foi decretada pela primeira vez no final de abril do ano passado com efeitos até 31 de dezembro. A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) reconheceu a situação no dia 8 de maio.
O decreto de prorrogação já foi enviado à Alepa para apreciação e posterior homologação, que garante a prefeitura remanejar e ampliar verbas para atender as medidas de contenção da Covid-19, em virtude dos problemas de saúde pública e econômicos gerados pelo enfrentamento da pandemia.
Cenário epidemiológico
Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Santarém teve até a quinta-feira (7), 475 mortes e 12.847 casos confirmados da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.