quinta-feira, 17 de junho de 2021

Negócios: Pesquisa aponta Belém como uma das piores cidades para fazer negócios no Brasil

foto: cristino martins / arquivo
Um levantamento realizado pelo Banco Mundial e, divulgado na última terça, 15, pelo governo federal, mostra que a capital do Pará, Belém, está entre os quatro piores lugares do ranking nacional para se fazer negócios, segundo o Doing Business.
De acordo com a pesquisa, a cidade das mangueiras, com avaliação 5,7 pontos, está à frente apenas de Salvador (52,5), Macapá (52,3), Vitória (51,7) e Recife (51). São Paulo, por exemplo, lidera a lista de capitais com o melhor ambiente de negócios, que mede as regulamentações e o ambiente de negócios que se aplicam a pequenas e médias empresas nacionais.
Critérios de avaliação

Esta é a primeira vez que o esrudo abrange todas as capitais brasileiras e, analisa cinco critérios: abertura de empresas; obtenção de alvarás de construção; registro de propriedades; pagamento de impostos; e execução de contratos.
De acordo com os pesquisadores, a burocracia contribui para que o desempenho do país esteja abaixo dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, América Latina e Brics.

Ponto positivo

A favor do estado do Pará, a pesquisa revela que Belém tem uma facilidade para a abertura de empresa. Segundo o relatório do Banco Mundial, a capital paraense surge em primeiro lugar, com 84,7 pontos – seguida por Curitiba (PR), com 84,5; Teresina (PI), com 84,5, e Florianópolis (SC), com 83,9 pontos -, fator que a Junta Comercial atribui às medidas voltadas para desburocratizar o ambiente de negócios, entre elas o sistema 100% digital, que tornou o registro mercantil ainda mais acessível.


Com informações da Coluna Olavo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.