segunda-feira, 28 de junho de 2021

O Ceeja, Regional de Santarém, está sob investigação da polícia por conta da aprovação em massa.

Aprovação em massa de centro regional de educação de jovens e adultos é investigadaA aprovação em massa de alunos matriculados no Ceeja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), com sede em Santarém (PA), abrangência regional e vinculado à Seduc (Secretaria de Estado de Educação), está sob investigação. Há indícios graúdos de fraudes na aplicação de provas.

O caso, em tramitação sob sigilo no MPPA (Ministério Público do Pará), foi denunciado no final do ano passado. A polícia foi acionada e um inquérito (IPL) foi aberto para apurar os fatos.
A Seduc também entrou no caso, instaurando processo de apuração logo após o estouro da denúncia.
Chama atenção o índice de 100% de aprovação de alunos do Ceeja quando submetido aos exames, principalmente em comunidades no interior de Santarém e municípios da região sob abrangência da unidade de educação.
Em Porto de Moz, Novo Progresso e Aveiro, por exemplo, todos foram aprovados nos exames realizado em 2019. Assim como nas comunidades de Igarapé-Açu e Bom Jesus, em Santarém.
O modus operandi da aplicação das provas fora de Santarém pode ter sido um dos fatores propulsores para se chegar ao índice histórico de 100% de aprovação: eram realizadas em grupo e contava os alunos contava com auxílio de professores do município.
Ao MPPA foram entregues documentos que comprovariam a fraude. Entre os quais, fichas de inscrição de alunos que ao lado dos nomes aparecem valores que eles teriam pago à aplicadora das provas.
Por Jeso Carneiro
Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.