Um jacaré foi filmado no momento em que era capturado e morto por quatro homens às margens do Rio Amazonas, nas proximidades de um porto particular em Óbidos, no oeste do Pará.
O crime ambiental teria ocorrido na tarde de terça-feira (11). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), os homens que aparecem no vídeo ainda não foram identificados.
Nas imagens, registradas por um homem que acompanhava a captura, é possível ver ao menos quatro homens, envolvidos diretamente na ação de retirada do animal da água.
Depois, o jacaré é laçado com uma corda, em seguida recebe diversos golpes de terçado na região da cabeça. As imagens mostram ainda que várias pessoas assistiram à cena.
Previsto em lei
De acordo com o artigo 29 da Lei 9.605, caçar animais silvestres é crime. Nesse caso, a multa para quem comete o abate pode chegar a R$ 5 mil, além de pena de seis meses a um ano.
Posicionamento
Em nota, a Sema informou que já teve conhecimento do vídeo que tem circulado nas redes sociais, no qual pessoas aparecem capturando e matando um jacaré.
Ainda de acordo com a nota, trabalhos têm sido realizados para identificar o local onde o crime ambiental ocorreu, assim como para chegar à identidade dos autores do crime, que tão logo sejam descobertos devem arcar com as consequências legais.
A Secretaria ressalta que nos últimos anos tem intensificado as ações de conscientização ambiental, levando ao conhecimento público informações sobre os crimes ambientais desta natureza.
*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*
com informações G1 SANTARÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.