segunda-feira, 18 de abril de 2022

Famílias afetadas por desastres naturais são cadastradas para receber auxílio de um salário




As famílias afetadas por desastres naturais em Santarém, no oeste do Pará, começaram a ser cadastradas nesta segunda-feira (18) no Programa Recomeçar. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Ação Social e Trabalho em parceria com o Governo do Estado através da Defesa Civil.

As famílias cadastradas no Programa Recomeçar vão receber um auxílio de um salário mínimo. O benefício será pago em parcela única.

De acordo com Chefe de Operações da Defesa Civil do Estado, major Bruno Freitas, o programa é voltado para famílias que foram atingidas por desastres naturais como fortes chuvas, inundações ou transtornos provocados pela subida do nível dos rios.

“O programa consiste no pagamento de um salário mínimo, desde que seja comprovada por documentações de que alguma forma essas famílias foram afetadas pelas chuvas mapeia da parcial oficial que ela cadastrada para prefeitura recebe um benefício a partir disso”, contou Bruno.

Ainda segundo Bruno Freitas, Santarém é o 10º município beneficiado pelo programa. Para receber o benefício, a família passa pelos estágios de visita e comprovação dos danos e posteriormente recebe uma ordem de pagamento para sacar o auxílio em uma das agencias do Banco do Estado do Pará (Banpará).

“Estamos atuando e indo localmente a cada município para poder fazer essa ação. Ao todo já atendemos mais de 3 mil pessoas em todo o estado”, completou Bruno.

Para a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, a parceria da secretaria com o governo do Estado é de grande importância, já que as famílias atingidas acabam recebendo um auxílio para reaver os danos materiais.

“É de grande importância essa parceria visto que no primeiro momento a defesa Civil aqui do município é acionada para fazer essa visita e logo então vendo necessidade, elas acionam a assistência social para que a gente possa fazer os primeiros atendimentos psicológico e social dessas famílias vulneráveis”, disse Sandra.

Ainda segundo a secretária, 120 famílias devem ser cadastradas para serem beneficiadas pelo Programa Recomeçar em Santarém.

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.