sexta-feira, 29 de julho de 2022

Datafolha: 73% dizem que há corrupção no governo Bolsonaro

O problema, no entanto, aparece na pesquisa como menos relevante que outros temas, como saúde, economia, miséria, educação e violência urbana.
O presidente Jair Bolsonaro em imagem de 6 de julho no Palácio do Planalto — Foto: Adriano Machado/Reuters
Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (29) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 73% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 19% disseram que não há corrupção, enquanto 8% não souberam responder.
O problema da corrupção, no entanto, é menos relevante para os entrevistados que outros temas como saúde, economia, miséria, educação e violência urbana.
Veja mais dados pesquisa:
No levantamento passado, feito há dois meses, os números eram parecidos: 70% diziam que havia atos corruptos no governo, 23% diziam que não e 7% não sabiam responder.
Segundo o instituto, a percepção de corrupção na gestão de Bolsonaro é maior entre jovens (86%) e entre quem reprova o governo (94%). Ela é menor entre os eleitores do presidente (49% dizem que não há corrupção) e entre quem aprova a atual gestão (51% dizem que não há corrupção).
Saúde é mais importante
De acordo com o Datafolha, a saúde aparece como o tema de maior preocupação dos brasileiros (20%). Depois aparecem problemas econômicos como economia (13%), desemprego (10%), fome e miséria (10%) e inflação (9%).
A educação, por sua vez, tem 9% da atenção dos entrevistados, seguida pela violência urbana, com 6%. A corrupção aparece com 3% no levantamento.
No final de 2015, em meio à Operação Lava Jato, a corrupção apareceu como principal problema do país para 34% dos entrevistados, ocupando a primeira posição desde 1990. O segundo lugar à época era saúde (16%).
A pesquisa ouviu 2.566 eleitores nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.