quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Bicicleta elétrica atinge 110 km/h utilizando motor de máquina de lavar


Usuário do Reddit desenvolveu uma bicicleta elétrica capaz de atingir 110 km/h. O modelo utiliza um motor de máquina de lavar e não gera gases poluentes que impactam o meio ambiente.
Quando se trata de inovação, o homem não possui limites, e a prova disso é que um engenheiro muito criativo utilizou peças de uma máquina de lavar para desenvolver uma bicicleta elétrica moderna, com base em um modelo comum, que já possuía há 20 anos. A criação inédita foi postada no Reddit, uma rede social que funciona como uma espécie de fórum, se identificando como @Jimminecraftguy.
Os modelos elétricos estão na moda atualmente, por estarem fortemente ligados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Após as medidas de distanciamento social, que chegaram com a pandemia do coronavírus, se tornarem algo comum na vida de milhares de pessoas no mundo todo, as bicicletas elétricas ganharam uma visibilidade ainda maior, pois vários cidadãos foram forçados a fazer algumas atividades por conta própria, sem utilizar transportes públicos.
A bicicleta elétrica, desenvolvida pelo usuário, recebeu o apelido de “The Spin Cycle”, que traduzido para o português fica algo parecido com Centrífuga Bike. Para desenvolvê-la, o inventor utilizou um motor de máquina de lavar de 1.100 W acoplado ao centro do quadro da bicicleta.
Após isso, bastou passar a corrente do veículo pela engrenagem do propulsor, que, quando acionado, movimenta a corrente, impulsionando a roda traseira da bicicleta. De acordo com Jim, sua bicicleta elétrica consegue atingir até 110 km/h, o suficiente para fazer o piloto suar frio. O veículo poderia atingir a velocidade máxima de 150 km/h, pois utiliza um motor que pode receber até 48V.
Modelo semelhante já havia sido desenvolvido antes
O inventor afirma que não planeja tornar a bicicleta elétrica com motor de máquina de lavar mais potente do que já é. Agora, seu objetivo é desenvolver uma bateria mais robusta, que disponibilize uma autonomia mais interessante à criação.
Desenvolver uma bicicleta elétrica a partir de peças de uma máquina de lavar não é exatamente uma novidade, e um dos casos mais conhecidos é o do britânico Graeme Obree.
Em 1996, o inventor, Obree, se tornou um campeão mundial e chegou a participar das Olimpíadas de Verão, tudo isso competindo com sua bicicleta personalizada, desenvolvida com rolamentos de uma máquina de lavar que ele mesmo desmontou. Obree quebrou diversos recordes de velocidade na década de 90 e seu modelo está em exibição no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, até hoje.
Mercado de bicicletas elétricas ganha diversos novos modelos
O mercado de bicicletas elétricas não para de crescer e vem recebendo diversos novos modelos todos os dias. Um deles é o veículo da fabricante Heybike, que ganhou destaque por desenvolver e produzir bicicletas acessíveis e compactas. A marca consegue oferecer opções bem completas por preços bastante baixos no mercado.
O novo veículo da empresa se chama Tyson, uma bicicleta elétrica dobrável com estrutura de magnésio e motor muito potente. A bicicleta elétrica foi apresentada oficialmente na CES deste ano, como a primeira de sua classe a contar com um motor mais potente, de 750 W.
A Heybike desenvolveu o veículo visando oferecer aos ciclistas o máximo em termos de estética e conveniência. O quadro de sua bicicleta elétrica é composto por uma peça única de liga de magnésio, dobrável, pesando apenas cerca de 35 kg, muito mais durável e leve, com capacidade de transportar 55 kg de carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.