O prefeito de Itaituba, no sudoeste do Pará, Valmir Climaco, assinou decreto que declara situação de emergência no município. A medida levou em conta os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade na quinta-feira(11). Vários bairros foram atingidos. A chuva deixou inúmeras ruas alagadas. Casas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos também foram afetados. Veículos foram arrastados pela força das enxurradas e o asfalto cedeu em alguns pontos da Cidade Pepita.
Nas redes sociais, os moradores compartilharam vídeos mostrando os prejuízos causados pela forte chuva desta quinta-feira. Alguns imóveis foram totalmente alagados e muitas pessoas perderam eletrodomésticos e objetos pessoais.
Além de alagamentos de ruas, há registros de deslizamentos e famílias desabrigadas ou desalojadas. Alguns moradores que tiveram suas casas atingidas estão alojadas na escola Raimundo Pereira Brasil.
De acordo com a Defesa Civil Municipal foram registrados mais de 200 milímetros de água em cerca de 12 horas de chuvas. Foi uma das maiores registradas dos últimos 10 anos.
Equipes da Seminfra e Defesa Civil trabalham para ajudar a amenizar as perdas e danos causados a moradores pelo grande volume de água.
O Hospital Regional de Itaituba foi um dos órgãos públicos bastante afetado. O forro em setores da unidade cedeu e causou alagamento no interior do hospital.
Na zona rural do município também há relato de estragos causados nas estradas, vicinais e pontes em razão dos altos índices de chuva. A rodovia Transamazônica, no perímetro urbano, também ficou encoberta pelas águas.
O Decreto Nº 068/2023 assinado pelo prefeito Valmir Climaco autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil local nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Blog do Xarope via Portal OESTADONET
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.