terça-feira, 15 de outubro de 2024

TRE mantém na prisão coronel flagrado com R$ 5 milhões para compra de votos em Ananindeua


Por 4 votos a 2, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará decidiu nesta terça-feira (15), sob a presidência do desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, manter a prisão preventiva dos militares presos às vésperas das eleições do primeiro turno, em Castanhal.
O flagrante foi dado quando os PMs sacavam cerca de R$ 5 milhões de uma agência bancária, para, supostamente, ser utilizado na compra de votos no município de Ananindeua, em benefício do candidato Antônio Doido (MDB), deputado federal ligado ao governador Helder Barbalho (MDB).
Dinheiro seria para fazenda de Doido em Tomé-Açu
O coronel Francisco de Assis Galhardo do Vale, além de Jeremias Cardoso da Hungria e Elis Dangelis Noronha Martins foram presos pela Polícia Federal (PF) quando sacavam a milionária quantia. A defesa deles argumentou que o dinheiro seria utilizado para pagamento de despesas da fazenda do deputado Antônio Doido, na cidade de Tomé-Açu, e que não teria nada a ver com compra de votos.
Os advogados argumentaram também que a prisão não se faz mais necessária, porque as eleições em Ananindeua se resolveram no primeiro turno e a liberdade dos pacientes não representaria mais risco à instrução do processo.
Caso muito grave e valores exorbitantes
O primeiro a se posicionar no debate no TRE foi o procurador geral eleitoral, Alan Rogério Mansur, que insistiu na manutenção da prisão preventiva, argumentando que o caso é muito grave, os volumes envolvidos exorbitantes e se faz necessário manter a prisão para que a PF possa esgotar a linha de investigação e chegar a todos os envolvidos.
A relatora do caso no TRE, juíza Rosa de Fátima Navegantes, concordou com a posição do Ministério Público Eleitoral, ressaltando ainda a condição de servidores públicos dos envolvidos como um agravante na prática do ilícito.
Dessa forma, ela recusou o habeas corpus impetrado pelos advogados dos militares. Seguiram o voto da relatora a desembargadora Ezilda Pastana, o juiz federal José Airton de Aguiar Portela e o juiz Marcus Alan de Melo Gomes. Votaram pela concessão do HC e foram vencidos os juízes Marcelo Lima Guedes e Rafael Fecury Nogueira.
Quem é o coronel Galhardo
Francisco de Assis Galhardo do Vale, o coronel Galhardo, é homem de confiança do deputado federal Antônio Doido (MDB), que concorreu à Prefeitura de Ananindeua.
O militar é lotado na Casa Militar da Assembleia Legislativa do Pará, comandada pelo deputado estadual Chicão (MDB).
Com informações dos sites Opinião em Pauta e Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.