quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Presidente Lula sanciona decreto que reconhece o Sairé como manifestação da cultura nacional


Realizada anualmente em setembro, no distrito de Alter do Chão, a Festa do Sairé remonta ao século 17.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei n° 1765/2024, que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, distante cerca de 37km da zona urbana do município de Santarém, no oeste do Pará, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Realizada anualmente em setembro, a Festa do Sairé, que remonta ao século 17, começou como um ritual indígena e foi adaptada pelos jesuítas para facilitar a catequização, incorporando ao longo do tempo elementos das culturas africanas e dos caboclos.
O lado religioso é marcado por procissões, missas, ritos como o Beija-Fita e ladainhas que atraem centenas de fiéis, enquanto o lado cultural é representado pelo Festival dos Botos.
A festa folclórica envolve uma disputa entre os grupos Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa, que encenam a lenda amazônica do boto, um cetáceo de água doce que se transforma em um jovem sedutor em noite de lua cheia.
A disputa é realizada no Lago dos Botos, sob olhares atentos dos jurados e visitantes, e evolução de torcidas organizadas, com apresentação de itens como boto homem, boto animal, cabocla borari, cantador, apresentador, rainha do Lago verde, Rainha do artesanato, Rainha do Sairé, Curandeiro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.