Bloqueios ocorrerão de 04 a 07 de setembro, durante os desfiles cívicos, e nos dias 09 e 10 para o festival.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), divulgou o esquema de interdições viárias que será adotado durante os desfiles da Semana da Pátria, entre os dias 04 e 07 de setembro, e também no Festival de Bandas e Fanfarras, que acontece nos dias 09 e 10 de setembro.
Ambos os eventos serão realizados na Avenida Tapajós, na orla de Santarém, oeste do Pará, reunindo milhares de pessoas em um dos pontos mais tradicionais e turísticos do município.
De acordo com a SMT, as interdições terão início às 16h30 e seguirão até 1h da manhã, cerca de uma hora após o encerramento dos desfiles.
Exceção será feita no dia 07 de setembro, quando acontece o grande desfile cívico-militar.
Nesta data, os bloqueios começam às 5h da manhã e a liberação das vias está prevista para às 13h, período em que é esperado o maior público da programação.
Vias interditadas
Os bloqueios temporários irão abranger as principais vias de acesso à Avenida Tapajós, em trechos estratégicos, como:
Av. Tapajós com Visconde do Rio Branco;
Rua 24 de Outubro com Augusto Montenegro, Padre João e Travessa Senador Lemos (pela Praça do Rodrigues dos Santos);
Rua Wilson Dias com Av. Barão do Rio Branco;
Rua Siqueira Campos com Tv. João Otaviano de Matos, Tv. Joaquim da Costa Pereira, Francisco Corrêa e Av. Barão do Rio Branco;
Rua dos Artistas com Rua Pedro Teixeira;
Av. Rui Barbosa com Rua Inácio Corrêa;
Trav. Francisco Corrêa com Rua Galdino Veloso;
Rua Cel. Joaquim Braga com Rua Wilson Dias da Fonseca.
Com a interdição desses pontos, a SMT orienta que os condutores utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção para evitar congestionamentos e garantir maior fluidez no tráfego.
Planejamento e segurança
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, destacou a importância do planejamento antecipado e reforçou que a operação busca proteger a vida e garantir a ordem durante os eventos.
“Estamos falando de eventos que movimentam toda a cidade e atraem grande público, especialmente famílias e estudantes.
Nosso papel é garantir a segurança viária, o ordenamento do tráfego e a tranquilidade de todos que participam.
A SMT estará presente com sua equipe de agentes durante todos os dias do evento, assegurando que os desfiles e o festival aconteçam de forma organizada” ressaltou.
Antes da definição do esquema, a Seção de Inspetoria Operacional, realizou um trabalho de campo junto a moradores, hotéis e estabelecimentos localizados no perímetro de interdição, garantindo que todos fossem devidamente informados sobre horários.
O chefe de inspetoria operacional da SMT, Andreanze Andrade, explicou a importância desse contato direto.
“Visitamos pessoalmente os hotéis, empresas e residências que ficam dentro da área das interdições para orientar sobre os dias e horários. Esse diálogo é fundamental para reduzir transtornos e dar segurança a quem precisa se deslocar durante a realização dos eventos”, afirmou.
A chefe do Núcleo de Operações Viárias da SMT, Ediclema Marinho, reforçou que os agentes estarão posicionados em locais de maior conflito, com atenção redobrada para pedestres e motoristas.
“Nossa missão é resguardar a segurança das pessoas.
Teremos equipes distribuídas em pontos estratégicos, controlando o tráfego e orientando condutores e pedestres.
É essencial que a população respeite as sinalizações e colabore com as orientações dos agentes, para que possamos garantir a ordem e o bom andamento da programação”, destacou.
Compromisso da gestão
A Prefeitura de Santarém reforça que a operação especial visa oferecer segurança, organização e acessibilidade em eventos que integram a vida cultural e cívica da cidade.
Além da participação da SMT, as ações contam com apoio de outros órgãos de segurança, compondo um esforço conjunto para que a Semana da Pátria e o Festival de Bandas e Fanfarras sejam momentos de celebração, convivência e respeito no trânsito.
Fonte : Por g1 Santarém e Região — PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.