quarta-feira, 19 de novembro de 2025

CÂMARA DE VITÓRIA DO XINGU CASSA MANDATO DO VEREADOR EDCARLOS UCHÔA

A Câmara Municipal de Vitória do Xingu , no Sudoeste do Pará , cassou na tarde desta terça - feira (18/11) o mandato do Vereador Edcarlos Uchôa Silva Cunha (PSB) .
A Sessão extraordinária , que contou com a presença de nove parlamentares , começou ás 14 h e seguiu até ás 17h30 .
Durante a reunião , foram lidos os autos do processo , concedida a palavra aos vereadores e , em seguida , reservado o prazo de duas horas para a defesa do parlamentar denunciado - que utilizou pouco mais de 10 minutos .
Durante sua fala , Edcarlos afirmou que o processo seria resultado de perseguição política e declarou , em uma transmissão ao vivo nas redes sociais , que acredita que retornará ao cargo em breve . 
'Será uma curta férias " , afirmou .
Após a defesa , O Presidente da casa de leis , Vereador Wilson de Castro , colocou o processo em votoção .
O resultado foi de sete votos favoráveis á cassação e apenas um contrário - o do próprio Edcarlos , já que o Presidente só votaria em caso de empate .
Em seu pronunciamento , o Presidente do legislativo informou que comunicará a decisão da Câmara Municipal de Justiça Eleitoral e também ao suplente do PSB , que deverá assumir a vaga .
Início do Processo de Cassação :
O processo de cassação de Edcarlos Uchôa por quebra de decoro parlamentar teve início em 25 de agosto , durante a 21⁰ Sessão Ordinária da Câmara , após o protocolo de uma denúncia que solicitava a apuração da conduta do vereador .
Ele responde na justiça por uma suposta tentativa de homicídio registrado em 2021 , em Vitória do Xingu .
A acusação do Ministério Público :
Segunda denúncia do Ministério Público do Pará (MPPA) , no dia 7 de abril de 2021 , o vereador teria tentado matar Benedito Ferreira de Castro , conhecido como "Quizumba" .
O episódio teria ocorrido dentro de um depósito comercial no centro da cidade .
Testemunhas relataram que Edcarlos teria acionado repetidas vezes o gatilho de um revólver calibre . 38 contra a vítima , mas o disparo não ocorreu .
O caso segue aguardando a sentença final da justiça .
A defesa :
A defesa do vereador nega as acusações .
Em manifestação enviada á justiça , os advogados afirmam que Edcarlos Uchôa estava em recuperação de uma cirurgia no joelho na data do suposto crime e utilizava muletas , o que inviabilizaria a prática apontada .
O Documento sustenta ainda que há contradições no relato da vítima e atribui a denúncia a perseguição política no Município .
Fonte : A Voz do Xingu
Blog do Xarope via A Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.