O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou à Justiça novas prisões preventivas contra três líderes do Comando Vermelho (CV): Marcinho VP, My Thor e Claudinho da Mineira
O pedido foi apresentado pelo Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GAEJURI) e será analisado pela 1ª Vara Criminal da Capital. Segundo o MPRJ, o trio estaria usando táticas para atrasar um processo por homicídio que se arrasta há quase 23 anos.
Entre as manobras apontadas estão:
• Trocas e desistências de advogados às vésperas do julgamento;
• Entrega de grandes volumes de documentos no limite dos prazos, para dificultar a análise do caso — prática conhecida como document dumping.
O Ministério Público afirma que, mesmo presos, os criminosos mantêm influência sobre o tráfico e outras atividades ilícitas dentro e fora dos presídios.
“Eventual revogação ou término dessas prisões resultaria na imediata colocação dos réus em liberdade, o que representaria risco concreto à sociedade, diante da comprovada permanência de suas influências”, diz o documento.
Atualmente, Marcinho VP cumpre pena na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), enquanto My Thor e Claudinho da Mineira estão em unidades prisionais do Rio.
O MPRJ alerta que Marcinho VP pode atingir o tempo máximo de prisão previsto em lei (30 anos) em 2026, o que tornaria urgente uma nova decretação de prisão preventiva.
O caso será julgado pelo Tribunal do Júri da Capital, responsável por crimes dolosos contra a vida.
Fonte : Diário do Porto
Por Redação Blog do Xarope

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.