quarta-feira, 5 de novembro de 2025

EUA LAMENTAM MORTES DE POLICIAIS NO RIO E SE COLOCAM Á DISPOSIÇÃO EM OPERAÇÕES DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

O Governo dos Estados Unidos enviou uma carta oficial ao secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, colocando-se à disposição para prestar apoio no combate ao tráfico de drogas.
O documento foi assinado por James Sparks, representante da Drug Enforcement Administration (DEA), órgão vinculado ao Departamento de Justiça dos EUA.
Na mensagem, redigida em Washington e obtida pelo Metrópoles, o governo norte-americano enaltece a atuação das forças de segurança fluminenses e lamenta a morte dos quatro policiais mortos durante a megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, zona norte da capital.
“É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão”, diz a carta.
O texto segue reconhecendo “o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública” e finaliza com votos de força e solidariedade ao secretário Victor dos Santos e às forças policiais do estado.
Além da manifestação de apoio, o governo Trump tem mantido interlocução com a gestão do governador Cláudio Castro. 
Conforme já divulgado pela coluna, a administração fluminense encaminhou um pedido formal à Casa Branca solicitando que o Comando Vermelho seja incluído na lista de organizações terroristas e alvo de sanções internacionais por parte dos Estados Unidos.
A solicitação do Rio ocorre após a operação considerada a mais letal da história do estado, com 121 mortos, entre eles quatro policiais.
O objetivo da ação foi desarticular o núcleo armado do Comando Vermelho e conter a expansão territorial da facção.
O governo brasileiro, por outro lado, não apoia a classificação de facções criminosas como grupos terroristas.
A justificativa do Palácio do Planalto é que tal medida não se alinha com o arcabouço jurídico atual, que define terrorismo em termos específicos, geralmente ligados a motivações ideológicas, políticas ou religiosas.
Fonte : Conexão Política
Por Redação Blog do Xarope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.