Sistema de videomonitoramento operado pela Segup amplia ações preventivas e aproxima a população das forças de segurança em Belém e outros municípios
| Sala de videomonitoramento no Ciop |
Sistema de videomonitoramento operado pela Segup amplia ações preventivas e aproxima a população das forças de segurança em Belém e outros municípios
A população da Região Metropolitana de Belém (RMB) conta com mais de 330 câmeras de videomonitoramento e 48 totens de segurança pública em funcionamento, estratégia do Governo do Pará para fortalecer as ações preventivas e ampliar a segurança nas vias e espaços de maior circulação.
| Totens instalados em locais estratégicos |
Os equipamentos são operados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop), com monitoramento 24 horas.
Distribuídas em pontos estratégicos da Grande Belém, as câmeras e os totens utilizam tecnologia de ponta, incluindo recursos de Inteligência Artificial, para auxiliar o trabalho das forças de segurança, contribuindo para a prevenção de crimes e a rápida resposta às ocorrências.
Tecnologia - Com monitoramento em tempo real, os totens de segurança possuem câmeras de longo alcance e botão de emergência, que permite contato direto com o Ciop pelo canal 190.
O objetivo é aproximar a população da polícia, garantindo atendimento ágil em situações de urgência e emergência, a qualquer hora.
Morador de Belém há 20 anos, Kalil Alves destaca a importância dos equipamentos no cotidiano da cidade.
Saber que posso acionar a polícia por meio dele é melhor ainda, pois está ao alcance de todos que possam estar precisando de ajuda.
Hoje nos sentimos mais seguros quando estamos andando em uma rua que tem uma câmera de segurança, pois qualquer coisa que aconteça existe um registro”, relata.
Monitoramento integrado - O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta que o investimento em tecnologia é fundamental para ampliar a eficiência no enfrentamento à criminalidade.
“A tecnologia empregada no videomonitoramento da cidade é fundamental para que possamos ter melhores resultados e maior resolutividade.
Equipamentos como os totens aproximam os órgãos de segurança da população e garantem monitoramento 24 horas pelo Ciop, com o apoio da Inteligência Artificial, como leitura facial e de placas, auxiliando na busca por foragidos da Justiça”, informa o secretário.
O titular da Segup também enfatiza a funcionalidade dos totens, que facilitam o atendimento das ocorrências.
“A pessoa que estiver próxima ao totem e perceber ou for vítima de algum ato ilícito pode acionar o botão e falar diretamente com o atendente, recebendo uma pronta resposta.
Com isso, o Estado se estrutura cada vez mais para servir a população”, completa.
Interação - O Pará foi o sexto estado brasileiro a implantar totens de segurança pública.
Na Região Metropolitana de Belém, são 48 equipamentos instalados em locais de grande visibilidade e circulação.
Cada totem possui quatro câmeras fixas, com cobertura de 360°, uma câmera do tipo dome, para zoom em áreas de interesse, além de câmera frontal junto ao botão de emergência, permitindo interação em tempo real com o operador do Ciop.
Os equipamentos contam ainda com alto-falante de grande alcance, alarme sonoro, sistema de localização em tempo real, tecnologia de reconhecimento facial e de placas veiculares, além de dispositivo antivandalismo e funcionamento ininterrupto.
Expansão - Além da Região Metropolitana de Belém, outros 21 municípios paraenses já contam com totens de segurança, como Marabá, Altamira, Parauapebas, Salinópolis, Bragança, Tailândia e Santarém.
Em todo o Pará, são 100 totens e 451 câmeras instaladas em postes, somando mais de mil câmeras de videomonitoramento distribuídas pelo Estado.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.