quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CONSELHO DE SAÚDE APROVA UPA 24H PORTE III NO BAIRRO SALVAÇÃO E DESTRAVA INVESTIMENTO DE R$ 9,1 MILHÕES EM SANTARÉM

Decisão autoriza mais 13 leitos de observação, dois leitos para atendimento individualizado, quatro leitos de emergência, salas de risco, consultórios médicos, áreas de isolamento adulto e pediátrico e uma ampla área de espera com 60 assentos
Secretário municipal de Saúde, Everaldo de Souza Martins Filho, homologou decisão do conselho de saúde - Créditos: Divulgação
O Conselho Municipal de Saúde aprovou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, Porte III, na zona Oeste da cidade, um equipamento estratégico para desafogar hospitais e ampliar o acesso da população a atendimentos de média complexidade do Sistema Único de Saúde(SUS). 
A decisão, tomada em plenário no dia 17 de dezembro de 2025, autoriza um investimento estimado em R$ 9,112 milhões, com prazo mínimo de execução de 18 meses após a liberação dos recursos. 
O ato foi publicado no Portal da Transparência da Prefeitura de Santarém, na última sexta-feira (23).
A proposta foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sob gestão do município de Santarém, recebeu aval do Conselho por estar alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde e às necessidades da Rede de Atenção às Urgências. 
A nova UPA será construída em terreno próprio do município, na Área Institucional 001, Quadra 017, no bairro Salvação, na Rua Talha-Mar, esquina com a Avenida Rolinha Cinzenta. 
O projeto prevê uma área construída de 1.699,60 metros quadrados, em um terreno de 40 por 160 metros, com acessibilidade garantida e estrutura compatível com o padrão federal.
Classificada como unidade de complexidade intermediária, a UPA 24h Porte III funcionará de forma ininterrupta e integrada à Atenção Primária, ao SAMU 192, à Atenção Domiciliar e à rede hospitalar. 
A estrutura foi planejada para ampliar a capacidade de resposta em casos de urgência e emergência, com 13 leitos de observação, dois leitos para atendimento individualizado, quatro leitos de emergência, salas de classificação de risco, consultórios médicos, áreas de isolamento adulto e pediátrico e uma ampla área de espera com 60 assentos.
O projeto também contempla setores essenciais de apoio diagnóstico e terapêutico, como salas de sutura, curativos, medicação, reidratação, inalação, coleta de material, eletrocardiograma e radiologia, além de áreas específicas para observação masculina, feminina e pediátrica. 
A unidade contará ainda com uma robusta área técnico-logística, incluindo farmácia, almoxarifado, necrotério, gerador de energia, central de gases medicinais, áreas para resíduos, refeitório e vestiários, garantindo funcionamento contínuo e segurança assistencial. 
No campo administrativo, estão previstos setores como SAME, salas administrativas e de reunião.
A Resolução nº 051/2025 foi homologada pelo secretário municipal de Saúde, Everaldo de Souza Martins Filho, em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Saúde.
Fonte : Oestadonet
Blog do Xarope via Oestadonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.