Nesta sexta (23) jornalistas da cidade tiveram a oportunidade de conhecer as instalações em visita guiada promovida pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará.
| Hospital-Materno Infantil de Santarém — Foto: Dominique Cavaleiro/g1 |
Jornalistas de Santarém, no oeste do Pará, tiveram a oportunidade de visitar e registrar a área interna do Hospital Materno-Infantil da cidade. As obras atingiram 75% de conclusão.
O espaço deverá ser entregue à população ainda no primeiro semestre de 2026, segundo o Governo do Estado.
A visita guiada com profissionais da imprensa aconteceu nesta sexta (23) e foi promovida pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará com o objetivo de deixar a população por dentro do andamento das obras por meio dos veículos de comunicação da região.
| Guilherme Mesquita , Diretor de Desenvolvimento e Autoria em Serviços de Saúde Foto : Dominique Cavaleiro |
A visita foi comandada por Christielaine Zaninotto, diretora de Desenvolvimento de Redes Assistenciais da Sespa, Aline Cunha, Diretora do 9° Centro Regional de Saúde da Sespa e Guilherme Mesquita, diretor de Desenvolvimento e Auditoria em Serviços de Saúde.
“Estamos fazendo a parte de acabamento, como vocês viram, colocando o piso, revisando toda a parte elétrica, de gases, então é fase de acabamento mesmo interno”, disse Christielaine Zaninotto.
Na ocasião foi possível conferir como estão as obras em cada andar. O espaço conta com cinco pavimentos onde serão oferecidos serviços de obstetrícia e pediatria.
| Obras do Hospital Materno-Infantil de Santarém Foto : Dominique Cavaleiro : G1 |
De acordo com a comitiva do governo do Estado que participou da visita, as obras agora estão na fase de acabamento com a instalação de pisos, louças dos banheiros e etc.
Além de atender emergência obstetrícia e pediátrica, também será possível a realização de exames de rotina e pré-natal na unidade.
O Hospital-Materno Infantil também vai contar com leitos de uso compartilhado e apartamentos individuais para receber famílias, de acordo com a classificação de cada caso.
O hospital também vai oferecer a possibilidade de realização de parto humanizado dentro de banheira.
“É um momento tão especial, tão esperado por uma família com a chegada de uma criança.
| Obras do Materno Infantil de Santarém Foto : Dominique Cavaleiro : G1 |
Então, assim, você poder participar, dividir com a sua esposa esse momento da chegada do bebê, e você está ali perto, participando, vendo os processos que vêm acontecendo dentro da instituição, dá uma segurança tanto para a mãe quanto para o familiar.
Então isso é muito importante”, contou Christielaine Zaninotto.
O Hospital
O Hospital Materno-Infantil de Santarém conta com cinco pavimentos para receber mais de 120 leitos, distribuídos entre internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, UTI infantil, UTI neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal, UCI Canguru – modelo humanizado voltado para recém-nascidos de baixo peso – e PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto).
A estrutura contará ainda com quatro salas cirúrgicas, além de áreas de apoio técnico-logístico, central de resíduos e subestação elétrica.
No térreo, estarão localizadas as unidades especializadas pediátrica e obstétrica, consultórios, ambulatório, exames de imagem, nutrição, lavanderia, Central de Material e Esterilização (CME) e a Central de Resíduos.
No primeiro pavimento, vão funcionar o Banco de Leite Humano, a UTI neonatal, a UCI neonatal, a enfermaria mãe canguru, a UTI adulto, a UTI infantil e o laboratório.
Já o segundo pavimento abrigará o Centro de Parto Normal, o Centro Cirúrgico e o Centro Obstétrico.
O terceiro e o quarto pavimentos serão destinados à clínica pediátrica, com leitos de internação.
No total, serão 8.046,96 m² de área construída, distribuídos em cinco pavimentos, projetados para oferecer qualidade, conforto e segurança às pacientes e profissionais de saúde.
Fonte : Por Dominique Cavaleiro, g1 Santarém e Região — PABlog do Xarope via Por Dominique Cavaleiro, g1 Santarém e Região — PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.