Ator venceu como melhor ator por “O Agente Secreto”, filme premiado como melhor produção em língua não inglesa
| Wagner Moura , de 49 anos , teve a infância marcada por mudanças no interior da Bahia . Foto : Reprodução . |
Ainda criança, ele apareceu em uma reportagem de televisão sobre a inundação da cidade de Rodelas, no sertão baiano, causada pela construção de uma barragem no Rio São Francisco.
O registro mostra o então menino comentando a saída forçada da cidade onde morava.
O vídeo voltou a circular nas redes sociais em 2024 e passou a ser compartilhado após a repercussão internacional do ator.
À época, Rodelas tinha cerca de sete mil habitantes e precisou ser transferida para outra área após a elevação do nível do rio.
Mais de três décadas depois, o garoto entrevistado se tornou um dos nomes brasileiros mais conhecidos do cinema internacional.
Com O Agente Secreto, Wagner Moura também passou a ser citado em análises sobre uma possível indicação ao Oscar, o que levou o ator a aparecer em publicações do perfil oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Antes da consolidação na atuação, Wagner Moura se formou em Jornalismo e teve passagens pela televisão baiana.
Um dos primeiros trabalhos foi como repórter em um programa de entrevistas com personalidades exibido pela TV Bahia, em Salvador.
No cinema, a estreia ocorreu no início dos anos 2000, em uma coprodução internacional lançada no Brasil com o título Sabor da Paixão.
Posteriormente, o ator conquistou papéis de destaque, incluindo o protagonista de Deus é Brasileiro, após a recusa de outro ator, e personagens que ganharam projeção nacional na televisão, como na novela Paraíso Tropical.
Paralelamente à carreira artística, Wagner Moura manteve atividades ligadas à música e ao esporte.
Ele integrou uma banda formada durante a faculdade e pratica jiu-jítsu há cerca de duas décadas, mantendo os treinos mesmo após se mudar para os Estados Unidos, em 2017.
A mudança para fora do país também esteve relacionada à vida pessoal. Casado com a jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, o ator é pai de três filhos.
O casal oficializou a união em 2017, após mais de 15 anos de relacionamento.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, data em que Wagner Moura poderá voltar a ganhar destaque internacional caso a indicação seja confirmada.
Fonte : Dol
Blog do Xarope via Dol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.