O Carnaval é a época mais festiva do Brasil, mas também a mais perigosa no trânsito.
Uma das principais causas de sinistros nesta época do ano é a condução de veículos por motoristas cansados e com sono.
Isso porque é comum o folião dirigir após longas horas sem dormir. Blocos, trios elétricos e shows costumam ser intensos e há uma tendência das pessoas que curtem a data em prolongar o tempo de curtição, sem atentar para os perigos do cansaço físico no trânsito.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) lembra que o Carnaval costuma registrar movimentação intensa nas estradas e alerta para os perigos de dirigir cansado e sonolento, o que aumenta os riscos de colisões.
“O Carnaval é alegria, mas no trânsito a regra é a segurança, portanto o descanso é essencial para que o condutor dirija com atenção e não cause sinistros”, explica o coordenador de operações e fiscalização do Detran, Ivan Feitosa.
O sono provoca lentidão no raciocínio e no tempo de reação aos obstáculos da via. Bocejar, dificuldade em manter os olhos abertos, de calcular uma ultrapassagem e de se manter na via em linha reta, são alguns dos sinais mais frequentes de quem dirige cansado.
Outro cuidado é com o famoso “bate e volta”.
No Pará, há municípios próximos a Belém, a exemplo de Vigia, Curuçá e o distrito de Mosqueiro, com festas carnavalescas tradicionais, em que os condutores costumam retornar para casa após longas horas de folia.
“A recomendação é dormir no município e só pegar a estrada no dia seguinte, após o devido descanso, especialmente se estiver chovendo, o que torna o trânsito ainda mais perigoso”, ressalta Feitosa.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.