quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

TJ DO PARÁ FECHA CARTÓRIO POR VENDA DE DOCUMENTOS FALSOS E EXPULSA CARTÓRIO

Em uma decisão oficializada hoje (12), o TJ (Tribunal de Justiça) do Pará oficializou o fechamento imediato do cartório do distrito de Mutucal, em Curuçá, nordeste do estado, e a expulsão definitiva de seu titular, Orivaldo Abreu Cordovil.
Curuçá, onde fica o cartório do distrito de Mutucal, fechado em definitivo pelo TJPA. Foto: AG. PA
A medida desarticula um esquema de “fabricação de pessoas” que vinha enganando as polícias Civil e Federal em todo o estado.
O crime: documentos reais, registros inexistentes
A investigação que culminou na decisão do TJ de hoje revelou que o cartório funcionava como um balcão de negócios para o crime. 
O titular emitia certidões de nascimento em papel oficial, com selos e carimbos legítimos, mas não registrava os nomes nos livros da justiça.
Na prática, o fraudador criava um documento que parecia verdadeiro, mas que não tinha lastro legal. 
Com esse papel em mãos, criminosos e golpistas procuravam postos de identificação para retirar RG e CPF legítimos, conseguindo assim uma “identidade limpa” para aplicar golpes, abrir empresas de fachada ou esconder antecedentes criminais.
Polícia Civil detectou o rastro
O esquema começou a cair quando a Diretoria de Identificação Enéas Martins, da Polícia Civil, cruzou dados de solicitações de carteiras de identidade e percebeu que as certidões vindas de Mutucal não constavam no sistema nacional de registro civil.
Pelo menos 20 nomes falsos foram detectados diretamente ligados ao esquema, mas o número total de “fantasmas” criados pode ser muito maior.
Fonte : Blog do Jeso
Blog do Xarope via Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.