quinta-feira, 17 de março de 2011

Anúncio de nova eleição em Aveiro movimenta candidatos
Por: Carlos Cruz
Ranilson prefeito interino até junho
Até segunda-feira o TER expedirá a Resolução convocando nova eleição, bem como a data das convenções dos partidos que forem concorrer.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em decisão proferida no início da tarde desta quinta-feira, dia 17, marcou nova data para eleição à Prefeitura de Aveiro, no Oeste do Pará.
Segundo informações do TRE, ficou marcada para o dia 05 de junho a nova eleição. Com essa decisão, volta o alvoroço dos candidatos à sucessão da prefeita Maria Goreth, que foi cassada no ano passado e, depois de dois presidentes da Câmara terem assumido interinamente, parece que a situação política do Município irá se normalizar.
O advogado Emanuel Bentes, um dos que entrou com ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral, pedindo novas eleições para a Prefeitura de Aveiro, disse que até segunda-feira, será expedida a Resolução convocando nova eleição, bem como a data das convenções dos partidos que forem concorrer.

Belo Monte e o Oriente Médio  

Por Nicías Ribeiro
 No artigo intitulado “O poder da Internet”, publicado em O Liberal de 16/02/2011, lembro das mudanças que ocorreram no mundo a partir da eleição do Papa João Paulo II e da ascensão de Mikhail Gorbachev ao comando da antiga União Soviética, que, aliás, culminaram com o fim da própria União Soviética, e, consequentemente, com o fim da guerra fria e do risco de uma guerra nuclear entre os EUA e a URSS. Adiante, no mesmo artigo, lembro que a geração que vivenciou o desenrolar desses acontecimentos, no século passado, jamais poderia imaginar que o povo árabe, ainda, no início da segunda década do século XXI, iria reagir contra os seus próprios governantes e tirá-los do poder, como ocorreu na Tunísia e no Egito, apenas com manifestações populares e nas quais havia a participação, inclusive, de mulheres, sem nenhum líder e cuja mobilização era feita somente por celulares e a internet.
É certo que as grandes democracias do planeta, festejaram esse grito de liberdade e de democracia do povo árabe. Contudo, não podem perder de vista a questão econômica, até porque todas são capitalistas. Daí o porquê de os EUA e a União Européia terem pressionado o ditador do Egito a deixar o poder, o mais depressa possível, exatamente para não perderem o controle do Canal de Suez, que é por onde passam os petroleiros que vão à Europa e EUA. Já no caso da Líbia, a meu ver, a demora do Ocidente e da ONU em criar uma zona de exclusão aérea para proteger o povo líbio, significa, na prática, dar tempo ao ditador Kadafi de controlar a situação em seu país, até porque a Líbia tem uma produção de apenas 1.700.000 barris de petróleo por dia; enquanto a Arábia Saudita é o maior ex portador mundial de petróleo, com uma produção diária de 11 milhões de barris. Daí a preocupação com a proliferação das manifestações populares que possam, de alguma forma, desestabilizar a monarquia saudita.
Por outro lado, o ressurgimento da Rússia pós-soviética como um país importante do G-8, mesmo não sendo muito rica e nem muito democrática, mostra a sua importância no mundo atual, até porque é o segundo maior produtor mundial de petróleo, com uma produção diária de 9,5 milhões de barris, podendo aumentar para 14,5 milhões a partir da exploração do “Mar Cáspio”, cujo potencial é de 5 milhões de barris/dia. Contudo, o uso político desse potencial energético tem gerado muita insegurança no mercado, uma vez que Moscou não hesita em cortar o fornecimento de gás e petróleo para qualquer nação que contrarie seus interesses, como foi o caso do fechamento do oleoduto da Bielorússia e do gás para Ucrânia.
Como se vê, o que efetivamente preocupa o Ocidente é o petróleo, cujo barril ultrapassou os 100 dólares na semana passada. E se a crise continuar e mexer na Arábia Saudita é provável que o barril chegue a 150 dólares. E neste patamar, conforme os analistas, haverá uma crise econômica global com inflação em todas as economias, inclusive no Brasil que importa o petróleo leve, de onde se produz a gasolina e o óleo diesel com mais rentabilidade.
É certo que o Brasil é autosuficiente na produção de petróleo. E isto foi amplamente difundido no governo Lula. Mas o que nunca foi dito à população, é que o petróleo que o Brasil produz em grande quantidade é o chamado petróleo pesado, excelente à produção de asfalto e pouco utilizado à produção de gasolina e óleo diesel. Daí a troca pelo chamado petróleo leve. E este fato, a meu ver, deverá obrigar a Petrobras a aumentar o preço da gasolina e do diesel nos postos, o que naturalmente irá refletir no aumento do transporte que, por sua vez, irá influir no preço dos alimentos e outras mercadorias; do mesmo modo que irá refletir no aumento da conta de luz, em face do consumo das termoelétricas a diesel que são acionadas nas horas de pico de energia.
Como se vê, a crise política que está localizada no Oriente Médio pode criar uma crise econômica mundial. Basta o barril de petróleo subir de preço. E quanto ao petróleo do Pré-Sal, a perspectiva de sua exploração é lá para 2015. E agora? Será que com tudo isso ainda terá alguém que seja contra a hidrelétrica de Belo Monte, mesmo que ela represente uma economia de mais de 30 milhões de barris de petróleo/ano?

8 comentários:

  1. Sou do municipio de Aveiro e digo com toda certeza que se era pra virar essa bagunça de Prefeito,mas antes ter deixado a Gorete mesmo.
    Porque agora com essa nova eleição surge os "grandes nomes",Eliézer Soares,Ranílson do Prado,Manoel Sales e quem mais?Eu pegunto o que esse povo fez em beneficio do povo?esse Eliézer ocupar um cargo de primeiro escalão em Itaituba,e vem encher os bolsos aqui em Aveiro.Ranílson do Prado,que nem do municipio é,o seu governo é um verdadeiro "Carnaveiro",mistura de cachaça e chifre em Aveiro,rsrsrs.Que está usando da máquina administrativa em beneficio próprio,pois é evidente que não há combate de igualdade entre os demais candidatos.Eu convido a imprensa a investigar onde o Prefeito Ranílson está hospedado,já que a sua casa está em reforma.Aí digam as evidências do que é está com a máquina administrativa.Isso é muito sério,se de fato essa eleição acontecer,vamos analisar bem para não cometermos o mesmo erro de vender voto,para não sofrer as consequências nos próximos anos,porque do jeito que as coisas andam.Esses benefícios no municipio no Governo Ranilson Prado é só campanha antecipada.
    Fala sério estou indignada com tamanha falta ....

    ResponderExcluir
  2. esse é o famoso choro dos desmamados. é so perguntar pra qualquer cidadão de aveiro, como era o governo anterior e como é esse governo. vc verá a cara de satisfaçã da população. estão com sua alto estima resgatadas. concerteza ranilson vai dar de goleada nessa eleição

    ResponderExcluir
  3. Os adversário são assim mesmo, nunca se conformam com que os outros fazem, só aceitam e acham justo, o que fazem eles de errado. Acho que esse nome Gorete, tem que ser esquecido na politica em Aveiro, pois o que essa mulher e seus comparsas fizeram, nada deixa a desejar. Dizia ela, que se fosse prefeita iria moralizar, no entanto só roubou.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de entrar nesse tipo de território onde os comentários nem sempre são honestos e onde acabamos suscetíveis a jugamentos aberrantes, mas não posso me furtar à opinião quando se tratam dessas coisas.
    Conheci o governo da Gorete e posso afirmar que foi extremamente pernicioso para a população de Aveiro (lugar comum eu sei), não se aproveita nada de seis anos de ditadura, que no final das contas se traduziu em mera arrogância e transpirou falta de respeito pelos eleitores do início ao fim, senão vejamos, quem nunca foi destratado, enganado,sufocado ou pelo menos manipulado por aquela senhora que se manifeste, desconheço que alguém não tenha pelo menos uma história pra contar ou pelo menos presenciou os arroubos de grosseria e humilhação que muitos comunitários passaram.
    Quanto ao Fuzica...pelo amor de Deus, que história esse cidadao tem pra contar a seu favor...que foi vice da gorete e concorreu com o mesmo plano de destruição de Aveiro, que sempre concordou com ela em tudo e que apenas se separou por motivos de interesses particulares...que ao romper com ela também rompeu com o povo, passando apenas a receber sem se quer olhar pro trabalho...que foi incapaz de assumir uma posição pelos interesses do povo e nunca se envolveu diretamente nas lutas pelas questões sociais e de justiça, que foi sempre um COVARDE e que nunca deu a cara pra bater...até chegarem as eleições...concorreu e graças a Deus teve o que merecia...repúdio da população.
    Como é que dá pra falar bem desse governo atual...alguns até tentam, alegando falta de tempo e que devemos dar chance para as pessoas...bem isso é certo...mas tem certas coisas que não precisamos adivinhar é só usar a lógica...NINGUÉM QUE NÃO RECONHEÇA A HISTÓRIA SERIA CAPAZ DE CONSERTAR AS COISAS. O que um prefeito e uma equipe que nada tem a ver com a cidade pode fazer para mudar o rumo das coisas...como uma cidade com uma situação ATÍPICA como Aveiro pode ser governada por pessoas que não acompanharam seu processo de desenvolvimento até hj...a resposta é simples...USANDO MODELOS DE OUTROS LUGARES. Agora pense o que Aveiro tem a ver com qualquer outra cidade desse país...eu diria até do mundo. Não existe um município cuja a sede inteira está dentro de uma unidade de conservação, que tem reserva indígena, reserva extrativista, grande parte do território sob domínio federal, onde o INCRA eo ICMBIO têm muito mais poder que a prefeitura...são pelo menos quize mil almas dependendo da vontade de quem nem sequer conhece a realidade dos habitantes e nós não queremos entregar o poder executivo,que é a única parcela de autonomia que nos resta a cidadãos alienados e insenssíveis às causas. só pode dar nisso aí que estamos vendo...UM FAZ DE CONTA impressionante...um faz e refaz que é claro apenas para enganar o povo...uma simpatia falsa, forçada para ganhar o poder...é claro que queremos carnaval...mas precisamos primeiro de qualidade na alimentação dos alunos nas escolas, que aliás já era ruim e ainda não mudou em nada só para citar um exemplo...é claro que queremos pessoas competentes à frente dos trabalhos, mas não precisa ser arrogante desfilando em voadeiras em incontáveis viagens rumo à Itaituba quandosabemos que combustível sempre foi um problema, um time de baratas tontas e que ainda acham que estão sendo bem aceitos, falta experiência até para ter percepção política... se vocês acham que vamos dizer não a um mutirão, às cestas básicas, às ajudinhas e mesmos às migalhas disfarçadas estão enganados...nós vamos pegar pois sabemos que isso é nosso e é o que sobra pra nós...mas saibam que vamos mudar e que reconhecemos esses gestos, apenas por falta de opção e porque não temos inda outra forma de reagir é que aceitamos, mas isso não quer dizer que concordamos e o BASTA é nessa eleição, vamos ratificar a CASSASSÃO da Gorete e vamos nos livrar de sanguessugas...
    Amém

    ResponderExcluir
  5. Ouvi dizer e não vou deixar de me manifestar,
    Tomara que seja verdade o Dr. Eliezer é candidato às eleições em Aveiro...agora sim e graças a Deus apareceu alguém que pode fazer alguma coisa pelo município. Eliezer tem trabalho por esse lugar, é senssível às causas dos ribeirinhos e antes que qualquer idiota possa querer macular seu nome saibam que ele foi o mentor do PLANO DIRETOR MUNICIPAL, peça que se fosse usada como Lei que é não deixaria o município na situação em que está. Além de tudo Eliézer é filho daqui...de Brasília Legal,é advogado e contribuiu muito para as causas sociais. Que venha um salvador para nos tirar das mãos dos tiranos, que venha alguém que reconheça o que é politica pública e que devolva o muncípio pra nós...Deus sabe que nós merecemos um pouco de paz. Fico feliz só de saber que teremos uma opção que preste. Que o povo reconheça seu trabalho e que ouça em seus dircursos as melhores PROPOSTAS que pode ouvir. Posso garantir que a vinda do Eliézer não é só pelo poder...ele atende a uma chamada, um grito de socorro do povo, seja bem vindo...nós não aguentamos mais.

    ResponderExcluir
  6. depósito do acarí em itaituba, na rua das flores bairro bom jardim, está destruindo o asfalto que foi o sonho dos moradores.
    as pessoas estão muito triste, a poeira tomou de conta está uma aberração. porra acarí ,faça alguma coisa meu....

    ResponderExcluir
  7. Quantas qualidades ao Sr.Eliézer.Mas só ressaltando,o socorro que o povo clama,talvez você não se lembre que Eliézer compôs o grupo de Gorete,e como foi mais um descartado por Gorete,surge como candidato,seria um equívoco dizer que este Senhor seja a esperança do povo!!!
    Pense Nisso!!!

    ResponderExcluir
  8. O Dr. Eliézer se lançou candidato à Prefeito de Aveiro. Sei que quem escreveu esse depoimento a favor dele, foi ele mesmo. Ele não tem expressão política nenhuma em Aveiro. Vai levar uma taca goiana nas urnas. O prefeito corrupto RANILSON é outro que vai ter o que merece. Todo mundo sabia que ele era bandido,mas foi surpresa se juntar a CABANO E MILANEZ PINHEIRO, os dois maiores ladrões de AVEIRO!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.