domingo, 12 de junho de 2011


Em tempo REAL
Por Hiromar Cardoso (Xaropinho do BEM)
Eleição suplementar em Almerim
Resta, agora, o TRE/PA, marcar a data da eleição suplementar em Almeirim.
Município localizado na região da Calha Norte, o município de Almerim também deverá como Aveiro e Brasil Novo ter eleição suplementar.
Botelho com Megale e um assessor terá que ser prefeito no VOTO
Em Almerim, o fenômeno foi um pouco diferente de Aveiro, aonde o fato foi compra de votos e outras mutretagens. Lá aconteceu a famosa cassação de registro. O vencedor das eleições Aracy Bentes no pleito de 2008 teve seu registro indeferido pouco antes da eleição, enquanto que Gandor Hage, terceiro colocado teve registro cassado pelo juízo de primeira instancia. Com isso José Botelho assumiu a prefeitura.
Por isso, o TSE através de sua corte negou recurso apresentados pelo atual prefeito de Almeirim, José Botelho dos Santos, que tentou ingressar como assistente no processo em que Gandor Calil Hage teve o registro cassado por juízo de primeira instância. A soma dos votos recebidos por Gandor Calil e Aracy Bentes, primeiro colocado no pleito de 2008 e que teve o registro indeferido pouco antes da eleição, posteriormente considerados nulos, é que levou à necessidade de nova eleição em Almeirim. José Botelho assumiu o cargo após o indeferimento do registro da candidatura de Aracy".
Wandeley articula candidatura
O relator dos recursos, o ministro Arnaldo Versiani afirmou que "não há como o segundo colocado na eleição e atual prefeito do município intervir em processo que diz respeito ao terceiro colocado em 2008, solicitando a sua inclusão como assistente de Gandor Calil, para pleitear a manutenção do registro desse candidato, evitando assim a nova eleição no município".
Por isso, segundo o ministro Arnaldo Vesiani a necessidade de realização de eleição no caso, em razão do número de votos nulos ter superado os votos dados aos candidatos a prefeito, após indeferimentos de candidaturas, é algo que faz parte do processo eleitoral. 
“O que há realmente são vicissitudes do processo eleitoral e que as cassações do registro de outros candidatos podem resultar em eleição. Mas isso não dá direito àquele candidato que foi eleito ingressar em processos em que não dizem respeito a ele, mas em outra situação jurídica, e intervir como se fosse a parte, para solicitar aquilo que a própria parte não pleiteia”, destacou o ministro Arnaldo Versiani. Resta, agora, o TRE/PA, marcar a data da eleição suplementar em Almeirim.
O cantor POP STAR DO BREGA Wandeley Andrade deve ser um dos candidatos a prefreitura. Sua candidatura deve ganhar muito apoio, inclusive dos colegas Joelma e Chibinho. Assim como Joelma, Wandeley Andrade também é de Almerim.

Congresso da UFOPA
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abre, no período de 15 a 17 de junho, em Santarém, o I Congresso Amazônico de Estudos Literários com o tema: Amazônia, Literatura e Cultura. A conferência de abertura será proferida pelo professor Dr. João de Jesus Paes Loureiro. Professores e pesquisadores como Eduardo Duarte (FMG), Socorro Simões (UFPA), Ernani Chaves (UFPA) Josebel Fares (UFPA), Eneida leal Cunha (UFBA) e Tânia Macedo (USP) também irão proferir palestras no evento. Os eixos temáticos do congresso são: Literatura comparada e estudos culturais; Literatura, história e cultura da Amazônia; Literatura, interdisciplinaridade e ensino; Poéticas orais, memórias e identidades. De acordo com os organizadores, o congresso “prioriza os estudos da cultura que agenciam relações interdisciplinares e que atualmente implicam mudanças profundas no ensino e crítica das literaturas e das artes, capazes de apontar alternativas para novos mapeamentos identitários na Amazônia, enquanto comarca cultural latino-americana”. I Congresso Amazônico de Estudos Literários com o tema “Amazônia, Literatura e Cultura” irá homenagear o escritor Benedito Monteiro, natural de Alenquer (Oeste do Pará) falecido em Belém em 2008. 

Alex Fiúza nos 350 anos de Santarém
O jornalista Dani Franco, assessor de Comunicação da Vice-Governadoria comunica que o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Alex Fiúza de Mello, confirmou sua presença no aniversário de 350 anos da cidade de Santarém, 22 de junho. O convite feito pelo Vice-Governador, Helenilson Pontes, vai atender a apresentação do planejamento de gestão da Secretaria, que tem dentro de seus projetos a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós.

Um comentário:

  1. seu doido,
    como você diz que foi aprovado a divisão do estado do Pará em:

    Tapajós; Pará e Carajás, se nem fizeram a eleição?

    era e ainda é para o povo do Pará decidir isso

    SEU TONTO

    VOCÊ QUER SABER?

    O SEU BLOG É SIM COM MUITA FRESCURA
    E INFORMAÇÕES ERRADAS!!!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.