quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Em Belém

Vereadores lançam movimento contra divisão do Pará

Foi lançada ontem a Comissão da Câmara Municipal de Belém (CMB) contra a divisão do Pará. Uma sessão especial foi realizada para que vereadores e convidados pudessem expor seus posicionamentos sobre a questão.
Segundo o vereador Abel Loureiro (DEM), presidente da comissão, o debate é uma oportunidade para esclarecer a população sobre a proposta de divisão do Estado. “Queremos ouvir lideranças e visitar universidades, centro comunitários e empresas levando mensagem sobre o plebiscito, que é o instrumento democrático onde o povo pode se manifestar”, disse.
Para Roberto Nunes, líder comunitário do bairro da Cremação, o importante no momento é reunir o máximo de informações sobre os prós e contras da possível divisão para poder dialogar com a comunidade. “A maioria das informações que temos é o que vemos por intermédio da televisão e dos jornais. Sou contra a divisão, o que Belém tem a ganhar com isso? Vou tentar conscientizar os moradores e até fazer campanha, estou disposto a vestir a camisa do Pará”, afirmou.
Sérgio Pimentel, representante da “Frente Pará, não separar” também participou da discussão e avaliou que a participação popular será indispensável na luta contra a divisão do Estado. “Precisamos agilizar ao máximo que a população veja como a divisão será ruim. Hoje (ontem) queremos pedir o engajamento das pessoas no movimento e, a partir do dia 13, vamos começar a campanha”.
No dia 19 de setembro haverá uma conferência democrática na Câmara para mostrar os impactos negativos da divisão, abrangendo os setores sociais, geopolítico e financeiro. O plebiscito – que decidirá sobre a possibilidade de desmembramento do Estado do Pará e a criação de duas novas unidades federativas, o Tapajó e o Carajás – está marcado para o dia 11 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.