domingo, 4 de dezembro de 2011

Xaropada em tempo real
Por Hiromar Cardoso( Xaropinho)

MINHA OPINIÃO: Com um pouco mais de um ano de governabilidade, o prefeito de Rurópolis Aparecido Florentino da Silva, o popular Cabeça de CAPACETE parece que vai acabar seu mandato sem fazer NADA, nem mesmo uma PRIVADA como dizem os pobres e humildes agricultores desse município. Aparecido Silva está em seu sétimo ano de governo e já apontou seu possível sucessor. O nome é José Mário Barbosa, ex-vereador e ex-vice-prefeito deste município. Atualmente é funcionário da CEPLAC.
Na cidade o que se ver é um abarrotado de lixo que se mistura com matagal, além é claro de desmandos visíveis praticado pelo prefeito. A população não ver à hora de Capacete entregar o cargo. Nós somos suspeitos para falar. No entanto, isso não é perseguição é pura realidade!

REPÓRTER DE PÉESSIMA QUALIDADE
Fiquei decepcionado com a qualidade das reportagens apresentada por Cristina Serra, do JN no Ar da tevê Globo, que esteve na região para fazer cobertura do plebiscito em Carajás, Tapajós e Belém. Sem postura, e uma imagem terrível a repórter mostrou que parece que não aprendeu nada nos tempos que tem de rede nacional.  Cristina não mostrou nada que pudesse traduzir a realidade da luta do povo do oeste do Pará que busca a emancipação com a criação do Estado do Tapajós. Como em Marabá, a reportagem foca apenas a desgraça e os problemas menores e por total desconhecimento, da verdadeira história do separatismo nesta parte da Amazônia, a matéria ficou superficial e sem utilidade. Uma MERDA!
Em nenhuma das duas reportagens, Marabá e Santarém, o JN no Ar abordou sobre as melhorias que o povo espera dos novos estados. De maneira equivocada, mostra um Pará falido e sem solução. A grande razão de estar acontecendo o plebiscito, que é a única esperança do povo das duas regiões, Tapajós e Carajás, com a criação dos novos estados. Foi uma vergonha. Que pena que ela é Paraense!

Pastana na mira da justiça eleitoral

O prefeito de Belterra Geraldo Pastana volta às manchetes. Desta vez devido a processos pendentes. No segundo mandato obtido neste município,o gestor parece não está nem um pouco preocupado com a situação.
A porta de novas eleições municipais, ele já acena para lançar sua secretária de educação como pré-candidata. Além de Belterra, outros oitos municípios ainda vivem a insegurança jurídica de não saber qual será o prefeito que vai concluir o mandato. O saldo faz referência apenas ao processo eleitoral de 2008, que ainda está pendente de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e não inclui ações que estão tramitando em outras esferas da Justiça Eleitoral ou dos outros tribunais. A expectativa do TRE é de que todos estes casos entrem na pauta de julgamento ainda este mês.
Além de Geraldo Pastana, o popular Risadinha, os outros prefeitos com mandato pendurado, segundo dados do TRE, estão os prefeitos de BRASIL NOVO, ALEXANDRE LUNELLI; Faro, Denilson Batalha Guimarães; Nova Timboteua, Antonio Nazaré Elias Corrêa; Quatipuru, Dênis Eugênio Cantanhede de Oliveira; Salvaterra, José Maria Gomes de Araújo; Santarém, Maria do Carmo Martins Lima; e São Miguel do Guamá, Márcia Maria Rocha Cavalcante.

CARA DE PAU
Regivaldo Pereira Galvão, condenado a 30 anos de prisão por ser o mandante da morte da missionária Dorothy Stang, em 2005, sem nenhum escrúpulo e na maior CARA DE PAU tenta através do Supremo Tribunal Federal (STF) revogar sua prisão preventiva decretada pelo Judiciário do Pará. Os advogados de Galvão consideram que há “absoluta ausência de fundamentação” na decisão expedida em setembro deste ano, quando o Tribunal de Justiça estadual negou seqüência à apelação e determinou a detenção do mandante do crime, que até então respondia aos recursos em liberdade. O TJ levou em conta o fato de Galvão ser o único réu ainda solto, a informação de que tem ameaçado testemunhas e a situação financeira confortável, que lhe permitiria sair do país a qualquer momento.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já negou habeas corpus a Galvão, que aguarda o julgamento por esta corte da apelação apresentada à condenação. Na minha concepção, TARADÂO como é conhecido tem que ficar uma boa temporada na cadeia para pagar pelo seu crime, e que aliás a justiça deve se aprofundar mais e investigar outros tipos de atos praticados por este “ CIDADÃO”.

TAPAJÓS JÁ
Diferente de outras regiões do Brasil, o governo da presidente DILMA(PT) tem sido ingrato com a população do Pará, principalmente as cidades que ficam na região Oeste do Pará. Exemplos de descaso como das estradas e vicinais que estão em completo abandono. A trafegabilidade é zero. É visível o sofrimento de colonos e caminhoneiros. Buraqueiras e imensas poças de lama fazem parte do cenário do dia a dia. É vergonhoso de ser ver tamanho absurdo. Uma situação de revolta, tudo aos olhos de nossos representantes que só fazem prometer e nunca cumprem. Os vereadores que deveriam ter sido eleitos para vigiar e defender o povo, também nada faz. Santo DEUS!

DRAMÁTICO
Uma outra situação idêntica é a situação da BR-163, a Santarém-Cuiabá que vai de mal a pior. E a cada dia que passa a coisa fica mais preocupante. O período chuvoso, apesar do inicio já vem provocando o aparecimento de enormes buracos que impedem a trafegabilidade de qualquer veiculo. Caminhões, ônibus, carreta e até mesmo carro pequeno, já estão sofrendo as conseqüências, quebra tudo. O 8º BEC, esse nem se fala, só tem feito capa.

Alfinetando
Fiquei injuriado em saber que o blogueiro Candido Neto é contra a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Funcionário do governo federal, aonde trabalha no INCRA, Candido edita tal blog conhecido por Língua Felina. O que sabermos é que o DITO CUJO é contra porque serve a políticos lá das bandas de Belém. Isso mostra que Candido parece que já esqueceu a vida sofrida que tinha no seu Estado do Ceará, aonde inclusive veio fugido a 5 anos da seca lá do nordeste.  Esse tipo de carniça a gente não vai aceita, pois aqui o “buraco é mais embaixo”.

Chama a policia!
!
Veja que absurdo, a prefeita recebendo diploma
É brincadeira como vem tratando alguns prefeitos à lei que proibi a nomeação de parentes para cargo de confiança. O Nepotismo tem sido a prioridade nas prefeituras da nossa região. O pior ninguém toma providencias, uma lei que dificilmente será banido do serviço público. Só para você ter uma idéia até parente já falecido estão recebendo, que o diga uma prefeita da região do pretenso estado do Tapajós. Como exemplo, cito o município de Novo Progresso, lá a lei do nepotismo é tratado como brincadeira de RODA. Ai para acabar de vez cidadões inesclupulosos acham de conceder a prefeita Madalena, Diploma(comprado)pelos bons serviços prestados a sociedade. Um absurdo, é brincar com a inteligência do POVO!

Em Itaituba
A ex-vereadora e ex-vice-prefeita Horalice Cabral é a pretensa candidata do PSB neste município. A candidatura de Horalice tem crescido ultimamente e vem de encontro a de outra mulher, a professora Eliene Nunes do PSD, que perde espaço junto do eleitorado feminino. Isso só fortalece a candidatura do prefeito Valmir Clímaco que fica de cadeira vendo tudo acontecer.

Ratões
O rombo feito pelos ex-prefeitos Leni Trevisan (Medicilândia) e Gandor Hage (Prainha e Almeirim) sem dúvida merece destaques, junto os dois fizeram uma devastas aos cofres públicos. Tanto Leni, quanto Gandor agora querem voltar à vida pública, o pior nisso tudo que os dois são fortes candidatos nos respectivos municípios. Gandor aproveita o fracasso administrativo de Sérgio Pigarrilho, enquanto que Leni a desastrosa administração de Ivo Miller. Uma aberração, um fato que não dar para entender.

Dupla da CORRUPÇÃO
Fiquei sabendo que dois prefeitos ficaram “tiriricas” da vida com algumas notas publicada nessa coluna, um deles, o mais revoltado pediu até para seu advogado me ligar, o outro só não me chamou de SANTO. Porém, os argumentos do jurídico não me convenceram, além de que o meu compromisso é com o leitor, e não com vocês. Agora, uma coisa é certa, seus dias estão contados, pois o povo pode ser burro, no entanto besta duas vezes, não e não. Aceito ser mala sim, só não ser tachado de ladrão! O recado está dado.  

A mercê da própria SORTE I
Santarém ainda é uma cidade tranqüila, com pouca violência e miséria, agora não dar para entender o descaso das autoridades locais com as poucas pessoas que perambulam pelas ruas da cidade, que se contar dar para usar os dedos. A praça da matriz é um dos locais que mais tem recebido visita desse tipo de gente. Isso é uma vergonha!        

A mercê da própria SORTE II
O que podermos analisar, é que as autoridades estão com os braços cruzados diante dessa situação vergonhosa. Todos sabermos que a Ação Social recebe uma dinheirama para que isso não aconteça. Fora isso, cadê as entidades sociais, igrejas e autoridades que calam diante dessa situação. “Será que nós no futuro não valemos nada”, ou será que só tem valor o combater a prostituição, o tráfico de droga e o desmatamento, aonde o dinheiro correm solto.     

XAROPADAS EM LINHA DIRETA**Em Medicilândia, o prefeito Ivo Miller (DEM) vem crescendo igualzinho RABO DE CAVALO, “pra baixo”. O seu governo esta tão em baixa que o próprio pensa até mesmo em não sair candidato. Isso acontecer Ivo estará sujeito a levar a maior surra da história da política desse município. ** Outra situação idêntica é do prefeito de Terra Santa Marcílio Picanço (PSD), qual já considerado o pior governo da história. O grande adversário do gestor é o ex-prefeito Adalberto Anequino (PMDB). A população vive dias negros, e já pede a volta do ex-prefeito*** O que vem existindo de fraude em licitações é brincadeira, o esquema é bem montado. Seria bom que o Ministério Público investigasse! *** Na cidade de Prainha, a revolta contra o prefeito Sérgio Pigarrilho continua, lá o homem não faz bulhufas. A cidade ta cheia de mato e buraco. Outra situação caótica diz respeito à saúde. Lá a coisa ta preta*** Uma enxurrada de denuncias chegaram ao nosso QG contra um prefeito da região da Calha Norte. Os fatos são gravíssimos, porém estão sendo analisados e investigados para que venham a ser publicados***Alguns políticos tem reclamados das notas publicadas em nossa coluna, inclusive com alguns mandando recados ameaçadores, tentando nos intimidar.  Porém, vamos continuar falando a verdade, do contrário respeito só teremos com nosso leitor, doa a quem doer*** Se eles pensam que isso me amedronta, está muito enganados, o jornalismo também tem que ser feito com coragem e audácia, e é claro com muita responsabilidade... Nesta segunda quando você estiver lendo essa coluna, eu estarei indo em direção a rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), e Transamazônica. Coitado de mim. Até terça-feira.   

Um comentário:

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.