terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sindicalista Paulo Medeiros, de Uruará, é Cidadão do Pará

"O sindicalista de Uruará, Antônio Paulo de Medeiros, recebeu por indicação do deputado Aírton Faleiro, o título de Cidadão do Pará, concedida pela Assembleía Legislativa em sessão solene nesta segunda-feira, 19. Ele não pôde comparecer ao evento e foi representado pelo também sindicalista da região, Adezuíto Teixeira Braga".
O sindicalita Paulo Medeiros  com Airton e Pioneiro
Agricultor, natural de São Miguel do Iguaçu, estado do Paraná, nascido em 11/06/1959, Paulo Medeiros chegou ao Pará em junho de 1976, instalando-se na Transamazônica, no município de Uruará.
Logo que aqui chegou deu início a uma relevante atuação voltada para o desenvolvimento sustentável da região da Transamazônica e Xingu. Atuou como dirigente da comunidade eclesial de base Na. Sa. Fátima de 1977 a 1980 e coordenador da Pastoral da Juventude de 1980 a 1982. Fundou as primeiras delegacias sindicais dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Medicilândia e Uruará em 1984 e 1986. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruará, de 1986 a 1988; coordenou o Movimento de Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu no período de 1996 a 2000 e dirige o movimento Fort Xingu desde 2009. Nessas instâncias contribuiu para a elaboração do projeto global de desenvolvimento da Transamazônica e Xingu; para a implantação do mosaico da Terra do Meio; da Resex Verde Para Sempre; do Zoneamento e Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município de Uruará; do Plano da BR163 Sustentável e do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Transamazônia e Xingu. Coordenou o movimento Grito da Terra na Transamazônica em 1992, 1993 e 1995. Ajudou a construir as rádios comunitárias e a implantar as Casas Familiares Rurais e programa Roça sem Queimar na Transamazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.