sexta-feira, 29 de março de 2013

Polícia Civil investiga morte de assentado no PDS Esperança em Anapu


" O PDS Esperança é o mesmo que foi assassinado a missionária Dorathy Stang. A polícia Civil já investiga o caso".



Estrada que dar acesso ao PDS Esperança, local de conflitos agrários em Anapu
Um agricultor foi morto ontem em Anapu (772 km de Belém), no mesmo assentamento onde em 2005 foi assassinada a missionária norte-americana Dorothy Stang, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança.
A Polícia Civil investiga se o crime foi motivado por questões agrárias. Há também outras hipóteses, como a de vingança de desafetos.
Enival Soares, 41 anos, costumava fazer denúncias ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre desmatamento ilegal e outros problemas nos lotes do PDS Esperança, segundo investigação da polícia.
O agricultor estava em uma moto em uma estrada vicinal do assentamento quando dois homens em outra moto o abordaram e efetuaram tiros, que atingiram a cabeça da vítima.
Soares levava na moto uma criança de 12 anos, que deverá ser ouvida pela polícia como a principal testemunha do caso. O coordenador do Incra em Anapu, Fagner Garcia, diz acreditar que o crime não tenha relação com questões agrárias.
A vítima, que era assentada há seis anos na área, morreu a tiros disparados por dois homens em uma moto. 
A vítima trafegava também de moto, na estrada principal do PDS, quando cruzou com os criminosos. Os bandidos estavam de capacetes.
Uma criança de dez anos testemunhou o crime e será ouvida em depoimento. Uma equipe da Delegacia de Anapu, comandada pelo delegado Melquesedeque Ribeiro e dois investigadores, foi ao local do crime. Uma equipe da Polícia Civil de Altamira, junto com peritos criminais, seguiu hoje à área. 
O delegado Cristiano Nascimento, titular de Altamira,vai acompanhar as investigações. A vítima era pai de um casal de filhos pequenos e atualmente estava separado da esposa. Ainda não há suspeitos nem informações sobre as motivações do crime. 

A principal idealizadora do PSD Esperança, criado em 2004, foi Dorothy Stang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.