quarta-feira, 24 de abril de 2013

A força de uma primeira dama



“KATYUSSY GENUÍNO, 22 ANOS, ELEGÂNCIA, SENSIBILIDADE E MUITA COMPETÊNCIA”

A primeira dama mais jovem do Brasil
Dentro e fora do cenário politico é cada vez mais animador o número de mulheres que ocupam os mais diversos espaços nas mais variadas instâncias do poder. No atual contexto, as primeiras damas vêm ocupando um papel de destaque nos municípios e o que era antes, uma figura meramente ilustrativa, hoje, estão contribuindo efetivamente na tomada de decisões e na implementação de políticas públicas básicas, sobressaindo-se ao costumeiro assistencialismo puro e direto. 
Elas também sabem serem grandes articuladoras do governo e com graça, elegância, sensibilidade e muita competência elas acabam ocupando postos mais altos no comando de vários municípios brasileiros. Embora a maioria, logo no inicio do governo afirmem que preferem estar ao lado de seus esposos prefeitos do que ocupar o lugar dele. 
Primeira dama com as criança de Rurópolis
É assim que pensa a primeira dama de Rurópolis, município distante a 217 km de Santarém, e que tem Pablo Genuíno como prefeito aos 26 anos de idade e ela, a primeira dama Katyussy Bonami Genuíno, com apenas 22 anos. Talvez seja o casal mais jovem a governar um município em toda região norte do país. Katyussy é a filha mais velha do farmacêutico Laercio Sebastião Bonami e Gracimar Lima Marques, possuindo mais dois irmãos e há 12 anos moram em Rurópolis. Ela conta que sua família veio do Mato Grosso. Seu pai passou em Rurópolis, gostou e acabou ficando por conta da tranquilidade do lugar, sob a preocupação de criar seus filhos longe do movimento intenso da cidade relativamente grande e da violência urbana. 
São seis anos de vida conjugal e afirma ele (Pablo Genuíno) sempre esteve presente em sua vida, ficando difícil dizer exatamente como se conheceram, mas ressalta rapidamente e sorrindo diz que Pablo sempre foi politico, desde muito jovem e, portanto, muito conhecido publicamente por conta também de sua família que há anos milita na politica municipal. “Eu já o conheci assim, e por isso, acompanho e apoio a luta dele”.
Hoje, Katyussy Genuíno, ocupa a pasta da assistência social do município e muito empolgada fala do trabalho com os idosos, as mulheres e crianças atendidas pela Semtras e com muita propriedade no assunto afirma que as demandas que chegam diariamente exigem uma disponibilidade financeira maior, que o município não possui o que impede de resolver vários problemas na área social, mas nada que impeça de criar novos projetos, estabelecer convênios para melhorar a situação. E é isso que junto com sua equipe de trabalho estão priorizando, ou seja, arregimentar recursos para abranger o social e direcionar ações, “dando atenção especial aos realmente carentes, aqueles que não tiveram oportunidades na vida”, diz, muita séria, contrastando com sua rara beleza e simpatia. 
Como não lhes sobra tempo para discutir relação, ela define sua vida com o prefeito Pablo Genuíno como parceria. “Não gosto de falar da minha vida pessoal, mas não é fácil abdicar de muita coisa para viver como figura publica. É complicado. Só mesmo muita harmonia, amor, respeito e parceria para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Porque agora nós temos problemas de um município inteiro pra resolver”, diz a secretaria municipal e primeira dama do município de Rurópolis, Katyussy Nayara Bonami Genuíno, que não se considera nenhum pouco vaidosa, apenas gosta de se arrumar bem, sem exageros. Ela avalia ainda que é a juventude do casal que trará uma nova visão de governar um município, com responsabilidade, força e determinação genuínas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.