terça-feira, 23 de abril de 2013

Exclusivo: Nunes finalmente abandona o silêncio

"Presidente da FPF refuta acusações e diz que sai candidato à reeleição".

Por Alan Bordallo
Nunes chutou o BALDE
Depois de uma onda de ataques à Federação Paraense de Futebol (FPF), o presidente da entidade, Antonio Carlos Nunes de Lima, quebrou o silêncio e concedeu uma entrevista exclusiva aos jornais Amazônia e O LIBERAL na tarde de ontem. Na conversa ele aborda, e refuta, as denúncias feitas pelo senador Mário Couto à FPF. Ele também mostrou à reportagem os documentos do contrato e dos convênios firmados com braços governamentais como a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Funtelpa e Banpará.
Nunes relembrou o início do apoio do Governo do Estado ao futebol paraense, proposto por ele ao então governador Almir Gabriel, com o objetivo de buscar auxílio para o deslocamento e hospedagem de delegações visitantes - tópico que motivou uma das denúncias de apropriação indevida do dinheiro público. "Nunca se teve notícia de que eu tivesse desviado verba pública ou usado esse dinheiro em benefício próprio", disse.
Ele garantiu que vai enviar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) ainda nesta semana toda a prestação de contas de convênios e contratos com o Governo, bem como os balancetes da Federação. "Nunca tivemos uma conta rejeitada. Mas se a Alepa quiser fiscalizar os clubes, aí já não sei o que vai acontecer", disse.
Nunes aproveitou a entrevista para antecipar que não vai deixar o cargo e anunciou que irá se candidatar no próximo pleito, que acontecerá no segundo semestre.

Como o senhor recebeu as denúncias vindas do senador Mário Couto sobre sua gestão à frente da FPF?
Pergunto: por que só agora? Por que não antes? Esse apoio que Governo do Pará dá ao futebol paraense saiu de um projeto elaborado por mim, iniciado no governo Almir Gabriel. Fui levado à presença do governador através do deputado estadual Adenauer Góes. O governador conversou conosco, gostou do projeto e disse que ajudaria o futebol dali para frente. Pedíamos o apoio para deslocamento das viagens das delegações visitantes, compras de passagens e hospedagem. E ele (Gabriel) me disse: "Olha, Nunes, eu não dou dinheiro para os clubes porque se der eles vão contratar pernas de pau". Palavras dele. "Só repasso dinheiro para a federação pagar as despesas". Assim foi feito. Daí para frente veio o governo Simão Jatene, depois Ana Júlia, e novamente Simão Jatene. Todos mantiveram (o apoio). Mais recentemente, no governo Ana Júlia Carepa, o apoio aumentou, com televisionamento, através da TV Cultura (Funtelpa). Uma equipe do governo me procurou na FPF trazendo a proposta nos mesmo termos. Eles já tinham conversado com os clubes e não iriam repassar a eles a verba, e sim à FPF, que destinaria o quinhão a cada um de acordo com o que estabelecia o contrato. Depois ainda veio o Banpará, com publicidade nas camisas, e mais uma vez a FPF foi lá, assinou da mesma forma. Ou seja: o Governo do Pará confia na administração da FPF. E em diferentes correntes políticas. Por isso digo: por que só agora incomoda as pessoas? Fico maquinando. O que tem por trás disso?



O senhor tem opinião da razão disso acontecer?

Não tenho opinião. Se o presidente Nunes não tivesse levantado bandeira de interiorização do futebol profissional do Pará o clube que reclama - que foi orientado por mim desde a fundação e tem sua documentação na CBF como de todos, teve o mesmo tratamento de todos - também está neste contexto. Assino os contratos do Governo Almir Gabriel até agora e a cada ano presto contas para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não tivemos uma conta rejeitada. E tem mais: para assinar os contratos de 2013, com certidão negativa do TCE, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), INSS, imposto de renda... Ninguém de fora do futebol, lendo esta matéria, imagina que tudo isso é preciso. Mas é. Então você imagina que se a FPF não prestasse contas certas, se o Nunes, como gestor, que assina, que tem responsabilidade, não estivesse certo, seria renovado o contrato? Não precisa nem dizer. Lanço desafio: estão criando comissões para apurar e investigar o futebol. Não precisa investigar a FPF nem ouvir o Nunes. Fico calado no meu canto. Vão lá no TCE. Podem ir, é o funil de tudo. Vão na Funtelpa, no Banpará, Seel, e perguntem se passou a prestação de contas. Fazemos isso (a prestação de contas) mandando cópia protocolada no TCE. Do governo Almir Gabriel até agora não tivemos uma conta rejeitada. Nenhuma foi mandada voltar, nunca tivemos que devolver dinheiro para pagar ou restabelecer algo feito indevidamente. Nada disso. E no último convênio que fizemos com a Seel, por termos conseguido preços mais baratos em hoteis, devolvemos quando houve sobra. Isso está no balancete de prestação de contas, que pode ser visto no site da FPF (fpfpara.com.br). Tem as cópias dos últimos cinco anos. E temos que ter auditoria externa, que é uma exigência da Lei Pelé. Tem contrato com escritório de auditoria. E digo mais: publicamos o balancete no Diário Oficial do Estado, mesmo local publicado o extrato dos convênios e as leis do estado. Se ninguém quer fiscalizar é porque depois quer aparecer na mídia.



Como funcionam esses contratos? Algum percentual é destinado à FPF ou a entidade faz apenas o repasse da verba pública?

Eu queria ter um repasse, porque ajudaria bastante. Eu estou precisando de ajuda, de verba, para concluir o Centro Esportivo da Juventude (Ceju), que é um projeto de inclusão social da nossa federação. Até hoje conseguimos fazer o campo de futebol, nas imediações do Mangueirão, vestiários e tribunas. Mas não conseguimos concluir, já que são quatro campos. Até em Brasília já estivemos para conseguir apoio. Então eu gostaria de ter ajuda, mas não temos. Ao contrário, tenho que prestar conta disso. Agora digo o seguinte: não recebo sequer um centavo de percentual sobre aplicabilidade disso aí. Nenhuma empresa faria isso pagando contadores, pessoal para trabalhar. A única coisa que consegui nesse processo foi patrocínio do Banpará, que nos atendeu, a troco de publicidade. Se pegar documento da FPF, roupa dos gandulas, placa eletrônica, terá a marca Banpará, por R$ 5 mil por mês. O Banpará ajuda, atendeu nosso apelo. Mas é uma troca por publicidade.



E como funciona a deliberação da FPF com relação às viagens dos clubes, que é um dos pontos de denúncia. Como atua a empresa Rocha Romano foi escolhida para atender as viagens dos clubes e como ela trabalha junto à FPF?

A FPF é uma entidade civil de direito privado para fins desportivos. Não é uma empresa pública. Ela compra onde lhe aprouver. Muita gente confunde a FPF, a trata como se fosse uma empresa pública, pela nomenclatura que tem. Já vi gente confundir com secretaria de esporte e lazer. A primeira parte desse projeto envolvia passagens. Conseguimos comprar as passagens com empresas particulares, agências de viagens. Se pagava tudo. Mas chegou um ponto que nós ficamos inviabilizados de comprar com agências de viagens. Como fazer? A agência tem que ser paga de 10 a 15 dias no crédito que dá. O que houve: uma das que elegemos parou de nos vender. Compramos fiado porque houve épocas em que atravessou o convênio todo e não saiu dinheiro das passagens. Foi uma luta depois que terminou o campeonato para recebermos o dinheiro e pagarmos a empresa. A gerente chegou a perguntar se não tínhamos patrimônio para vender porque a empresa estava falida. E a gente esperando o contrato, que não falhava, não atrasava. O que fizemos: o Paulo Romano é sócio de uma empresa. Cheguei com ele um dia. Eu mesmo disse: "Será que tua empresa segura atraso da liberação de verbas?" Porque o Governo, quando inicia o ano, só libera dinheiro perto de março. Quem trabalha no funcionalismo público sabe. Ou então estou enganado e o da FPF não foi liberado. Perguntei: "Será que tu seguras?". Só tem gente para falar coisas levianas... Romano é engenheiro, empresário, e vou dizer: é rico. Tem uma empresa de construção, trabalha para várias outras empresas em Belém e fora do Pará. Futebol é um hobby para ele. Ele é crucificado junto comigo. Eu gostaria que o governo comprasse direto a passagem. Seria um favor para mim. Mas não pode, não dá certo. Romano disse: "Seguro, mas será que eu recebo?". Eu disse que sim, que atrasaria, mas sairia. E não tem superfaturamento coisa alguma. Ele se prontificou a aceitar acordo conosco. Não tinha outra empresa para procurar. Se alguém tiver empresa que venda passagens e aguente três meses para receber, venha, se ofereça para FPF, que ganha até presente nosso. Mas também não superfature os preços. Porque aí eu cairia no TCE. O TCE nunca reclamou, aí vem alguém de fora e reclama. Pergunto: só agora? Hoje estamos terminando abril. Sabe quantas vezes saiu a verba? Nenhuma. Estou devendo para a firma do Romano. Não tem problema, pago quando puder.



E como será feita a quitação desta dívida?

Está no contrato que a FPF entrega 23 passagens para a delegação visitante, especificando: se for para a região Oeste do Estado, é passagem aérea; se for para Sul do Estado, de ônibus. Mais duas diárias de hotel. A FPF não entrega dinheiro aos clubes porque não está no contrato. Se estivesse no contrato que fosse para dar aos clubes seria uma maravilha. Gostaria que fosse assim. Mas o Governo tem seu entendimento e passa para a FPF (a verba). Estamos expondo como funciona esse trabalho que se faz em torno do deslocamento de delegações. Quem quiser interpretar de forma diferente que o faça. E que apresente sua fórmula mágica para a FPF. A FPF paga isso com o dinheiro do convênio da Seel. Já teve anos que o dinheiro não veio depois do campeonato encerrado e só recebemos no ano seguinte.



Quanto é o percentual da FPF nas taxas de cada jogo do Parazão?

Não fui eu que criei isso. Quando fundaram FPF, há 40 anos, aprovaram o estatuto, que todos os jogos no Pará devem destinar 10% da arrecadação para manutenção da FPF. Não fui eu que criei. Se vem uma renda boa, todo mundo fica de olho nesses 10%. Quando não tem renda ninguém pergunta. Só quero o que é estatutário. Eu me viro para manter a FPF com isso aí. Aí vem um camarada leviano e diz que a FPF ganha 10% e não faz nada. Como, se tem gente trabalhando lá para ter o jogo, a responsabilidade maior é da FPF? A gente não entra em campo para jogar ou varrer estádio. Por que não dizem que Nunes assinou contrato com Funtelpa para transmitir os jogos? As pessoas se acovardam. Tudo isso é em benefício dos clubes e não levo um centavo. Mesma coisa com os convênios: se não sai marca do governo nas camisas dos clubes, a cobrança é em mim. Refuto todas as acusações, que são levianas.



Outra acusação sobre a FPF é de aliciamento. O senador Mário Couto afirma que a FPF tentou interferir na construção do estádio em Cuiarana, oferecendo uma empresa que concluiria obra com menor preço e prazo. Isso aconteceu?

Com relação a certas coisas a gente vê que pessoas acusam, mas não mostram provas. Só digo que não sou pessoa de enganar, contar mentiras ou inventar para me promover. Quando foi fundada essa entidade (Associação Atlética Santa Cruz), nos procuraram na FPF. Passamos orientações. Havia alguns problemas no estatuto que procurei orientar. Encaminhamos tudo que era direito para a sede da CBF. Só sabia que estava sendo construído estádio. Sou um amante do futebol do interior. Nunca recebi convite do cidadão que propala esta notícia para visitar o estádio. Mas sua comissão técnica da época, que conheço, insistiu que fosse lá. Eu estava entusiasmado pela criação de mais um estádio e queria ver. Um dia fui. Levei um oficial do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Daniel Rosa, que participa das vistorias nos estádios, levei dois diretores meus, Paulo Romano entre eles. Fomos conhecer o projeto. Fomos bem recebidos. O patrono do clube estava lá. Olhamos o estádio todo. Meu pessoal mediu as traves, que estavam com tamanho menor. Medimos campo, olhamos degraus de arquibancadas. Temos fotografias disso. Fomos para ajudar. Fiz questão de dizer para o patrono que estava ali para ajudar e perguntei sobre o projeto elétrico. Falei que precisava de iluminação. Fiz tudo. Não gravei porque não adoto sistema de conversar com as pessoas gravando o que se fala. Conversei com muita gente lá. Elogiei o trabalho. Foi aí que surgiu notícia que seria ampliado o estádio, construído um tobogã. Coloquei equipe da FPF para qualquer orientação que fosse possível. Não fui pedir trabalho para o Paulo Romano lá, que nem tempo tem para isso. Perguntei quem era o engenheiro e o patrono do clube disse que era ele. Brinquei: "Pela prática, pela vivência, pode ser. Mas é bom que tenha um engenheiro para que seja aprovado pelo CREA, pelos Bombeiros". Aconteceu isso. De outra maneira, o que se cria são fantasias. Porque o prefeito de Paragominas não me acusou? Fomos lá para ajudar também. Demos palestras para os operários. Falamos com os engenheiros. Existe padrão de vistoria de estádio, tem que ser obedecido, é portaria do Ministério dos Esportes. Levamos cópias disso para Paragominas. Entregamos lá em Cuiarana também. Por que Paragominas fez tudo direito? O estádio lá está pronto, vai receber semifinais do Parazão, é aprovado pela CBF, teve jogos do Brasileirão. Faço as mesmas orientações para todos. Mas de repente alguém se volta contra mim.

As denúncias desgastaram diretores atuantes da FPF, como o próprio Paulo Romano, que já fala em pedir afastamento da entidade. O senhor conversou com ele a respeito disso?

Paulo Romano é um diretor voluntário. Ele gosta disso. Antes de trabalhar com outras coisas já gostava disso. Nem foi levado por mim para lá. Eu não o conhecia. Tinha um diretor de futebol chamada João Gouveia de Paula, também engenheiro. Ele foi quem levou Romano para auxiliá-lo. Depois, por motivos profissionais, o Gouveia se mudou. O Paulo, como tinha prática, continuou o serviço. Se tornou conhecido, porque o futebol dá essa mídia. Mas o dia que quiser sair não terá problema nenhum. Não vou segurar, não quero ninguém trabalhando contra vontade. Quero gente dedicada. Ele acabou de ganhar duas concorrências fora do Estado e sempre está viajando. E para quem ignora, se ele não fosse competente, não pertenceria ao quadro de inspetores de estádio da CBF.



O senhor cogita tomar atitude semelhante ou vai concorrer nas eleições deste ano?

Quando cheguei na FPF foi porque gostei. Tem eleição esse ano e vou concorrer à reeleição, sim. Estou lá porque gosto, não fui pinçado, não fui protegido de ninguém. Lanço meu nome, se apoiarem, tudo bem. Será feito o edital em tempo devido, será feita a eleição nos moldes que a legislação brasileira permite. Vou concorrer. Sou coronel da reserva da Polícia Militar. Ganho bem e tenho meu salário para viver com família sem precisar de dinheiro de ninguém. Nem para pagar cerveja para mim. Tenho condições, tenho saúde, força e tutano para aguentar. Tenho tempo para me dedicar. Porque o camarada que tem outras coisas, para assumir uma federação de futebol como é a nossa, no estágio atual, como se trabalha aqui, ele vai naufragar. Tem que estar à frente. Debaixo de sol, chuva, do que acontecer no Pará.



E o estatuto da FPF, pode ser atualizado?.

Ele está atualizado. A Lei Pelé o atualizou. A FIFA mandou a CBF mudar estatuto e as federações acompanharam. E eu por questão ética resolvi não alterar, porque essa atualização prorrogaria meu contrato por mais um ano. Não gostei, não fiz. Prefiro enfrentar uma eleição. Porque se quisesse me segurar tinha reunido assembleia geral, que se reúne com qualquer número na terceira e última convocação, mas não quis. Poderia passar meu mandato para cinco anos, mas não quis fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.