quarta-feira, 3 de abril de 2013

Turismo ZooFIT em Santarém


"Parque Zoobotânico das Faculdades Integradas do Tapajós" ainda é desconhecido em nível nacional".
Por Hélvio Moreira Arruda
Fotos Elliank Queiroz 
O ZOOFIT - Jardim Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós, também denominado Jardim Zoológico de Santarém, ou ainda "Parque Zoobotânico das Faculdades Integradas do Tapajós" ainda é desconhecido em nível nacional.
Localizado na área compreendida entre os bairros do Santarenzinho, Matinha e Amparo, na periferia da cidade de Santarém, no oeste do Pará, fora pensado a partir do excedente de animais silvestres doados pela população há mais de 20 anos, os quais se concentravam em um pequeno espaço no campus da FIT, despertando interesse por parte da comunidade acadêmica e da população em geral, inclusive turistas.
Havia a necessidade de abrigar os animais apreendidos pelos órgãos competentes (IBAMA, Bombeiros, etc) e destinar tratamento especializado aos animais doentes, em uma área que possibilitasse um maior conforto. Após a cessão de área da União, as Faculdades Integradas do Tapajós, apresentam em anexo, o resultado de uma luta de duas décadas e reconhece que o trabalho é ininterrupto e árduo, compensador e de grande importância para esta e futuras gerações.
Em 22 de setembro de 2007, a população santarena teve acesso ao majestoso projeto de 146 hectares de área onde pode-se encontrar diversas espécies de animais, tais como: peixes-boi, macacos, papagaios, quelônios, porcos selvagens, gaviões, jacarés, bichos-preguiça, etc... Há ainda uma área denominada quarentena, para a triagem dos animais que são destinados ao Zoológico, enfim, muita vegetação e igarapé que passa a ser visitado pela população.

Com a concretização desse projeto institucional, em sua inauguração, as Faculdade Integradas do Tapajós recebem também a autorização de implantação do curso de Medicina Veterinária, já RECONHECIDO pelo MEC, como a primeira instituição de ensino superior, fora da capital, a ofertar este curso, além de outros cursos que integram as várias opções de ensino superior nesta região do Tapajós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.