quarta-feira, 19 de junho de 2013

COMUNIDADE DO PIMENTAL ESTÁ ISOLADA, O VILAREJO É A MENINA DOS OLHOS DO GOVERNO FEDERAL

Por Carla Caroline 
“Os prefeitos querem benefícios por causa da inundação da comunidade, mas não querem investir para resolver os problemas daquela população”.

Há pelo menos três meses a comunidade de Pimental, situada no município de Trairão, está isolada. A ponte, que liga o vilarejo com Itaituba na parte do meio, desabou e as águas do igarapé transbordaram. A ponte tem cerca de 80 metros e há algum tempo já vem apresentando danificações, necessitando de recuperação.
A comunidade de Pimental vive praticamente do pescado,.Hoje moram no vilarejo em torno de 200 famílias, grande parte são beneficiadas com o Programa Bolsa Família outros aposentados e também os pescadores, que mensalmente se deslocam para a cidade de Itaituba para receber seus salários ou para vender seus pescados. Após receber seus benefícios ou vender suas mercadorias, realizam suas compras como gelo para pescar e gêneros alimentícios para seus sustentos, tanto na ida como na vinda são obrigados atravessarem o igarapé de canoa ou sobre os destroços da ponte, correndo risco e carregarem nas costas botijas de gás, malas e sacolas, isopor com gelo e tudo mais, devido os carros chegarem só até na ponte.
A comunidade de Pimental é a menina dos olhos do Governo Federal por causa da barragem da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, que vai ser construída nas mediações daquele vilarejo, que inclusive vai ser inundado. Com isso os municípios de Itaituba e Trairão vão ganhar dividendos. Querem apenas o bônus, mas não querem o ônus.
Para o ex-vereador Peninha, que tem atuação no Pimental, o culpado da atual situação da comunidade é o prefeito do Trairão, Danilo Miranda, que no ano passado, quando das eleições, brigou para que Pimental fosse definitivamente do Trairão. Transferiu as urnas para seu município, sem que a população do Pimental soubesse e somente nove dias depois é que os eleitores souberam que iam votar para o Município do Trairão. Durante a campanha, o então candidato e prefeito Danilo não saia do Pimental e prometia assumir a comunidade, que pertence ao seu município, mas que até então nunca investiu um centavo ali. 
O município de Trairão assumiu a saúde, colocando apenas dois funcionários para atender aquela população. Este atendimento é péssimo, ressaltou o ex-vereador Peninha, o Trairão, não dá conta de atender nem suas comunidades mais perto da sede do município, imaginem o Pimental, que é contramão para aquele município administrar. Já o município de Itaituba, assumiu a educação, contratando os funcionários, mandando merenda escolar e o transporte escolar. Itaituba também vem atendendo precariamente aquela comunidade. A verdade é que depois do prefeito do Trairão Danilo Miranda ter feita toda esta briga para ganhar dinheiro com a hidrelétrica, a comunidade ficou dividida entre Trairão e Itaituba, pois a maioria dos moradores (90%) não querem pertencer ao Trairão. Isto basta perguntar a qualquer morador daquela comunidade.Eles querem a realização de um plebiscito para decidir a quem pertencerá o Pimental.
Agora, afirmou Peninha, quero ver quem vai assumir a responsabilidade de reconstruir esta ponte e recuperar a estrada, que também está toda destruída pelo inverno. O prefeito do Trairão, Danilo Miranda até agora não se manifestou e a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes não quer saber, pois diz que Pimental é do Trairão. Com isso quem está sofrendo é a população, que não tem a quem recorrer para pedir ajuda para resolver seus problemas. Entretanto, ambos os prefeitos querem ter benefícios com a barragem que será construída nas proximidades daquela comunidade, mas não querem investir para resolver os problemas daquela população, concluiu o ex-vereador Peninha.
O prefeito de Trairão, Danilo Miranda, quer tudo, ressaltou Peninha. Danilo reclama que não abre mão do Pimental, entretanto esquece que a comunidade da 22, que é maior do que a do Pimental,pertence a Itaituba e ele não fala nada. Recentemente foi lá incentivar a comunidade a brigar para pertencer ao Trairão.
A mesma situação do Pimental é a da comunidade da 22, lembrou Peninha. Não é o que o prefeito, ou o vereador quer, mas sim o que a população do Pimental e da 22 querem. Por isso deve ser realizado um plebiscito para resolver este impasse, concluiu Peninha.
Para o Presidente da Associação de Moradores e Produtores de Pimental Silvim de Sá Matos, revoltado disse éramos felizes e quem criou toda esta situação de abandono de Pimental foi o prefeito do Trairão Danilo Miranda. Nós, moradores sabemos que a nossa comunidade pertence ao Trairão, mas que é difícil o município manter, devido a distância e a própria condição financeira do Trairão. Quem estava dando assistência ao Pimental era o município de Itaituba. Sempre, quando precisávamos alguma coisa, eu ia a Itaituba e pedia para o vereador ou para o prefeito e éramos atendidos. Entretanto agora, depois desta confusão que o prefeito do Trairão criou, Itaituba deixou de nos atender. Apenas a escola, Itaituba vem mantendo, lembrou Silvim. Estamos esperando o pessoal das firmas que estão trabalhando na construção da barragem para pedir ajuda, já que há meses estamos isolados e até agora, nem o prefeito do Trairão e nem de Itaituba se manifestaram para reconstruir pelo menos esta ponte, concluiu Silvim.
Na semana passada, foi realizada uma audiência pública em Pimental, com a presença de representantes dos prefeitos dos dois municípios e de vereadores de Trairão e Itaituba. Entretanto a reunião acabou em tumulto, uma vez que os vereadores do Trairão se recusaram a discutir com a comunidade de Pimental a realização do plebiscito, que a população quer. Um documento está sendo assinado por todos os moradores do Pimental, que será encaminhado para a Assembléia Legislativa do Estado no sentido de autorizar a realização de um plebiscito naquela comunidade para decidir o do Pimental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.