quarta-feira, 12 de junho de 2013

E AGORA JUVENIL: Norte Energia susta pedidos mirabolantes do Consórcio Belo Monte

O super Domingos Juvenil na mira do "NÃO" da Norte
"O “não” dado pela cúpula da Norte Energia aumenta ainda mais o relacionamento desgastado entre os prefeitos e os municípios que fazem parte do Consórcio". 

O que parecia mais uma tentativa de diálogo entre os prefeitos que fazem parte do Consórcio Belo Monte acabou se revelando em tiro n´água, ou seja, deu em nada. Tudo por que o Consórcio Belo Monte, através de seu presidente Domingos Juvenil, que também é prefeito de Altamira, através de um documento que estaria assinado por prefeitos integrantes do Consórcio, mas que na verdade segundo alguns, os prefeitos assinaram ingenuamente.
Fatos- Na última reunião, que aconteceu na capital federal entre os prefeitos do Consórcio Belo Monte, com participação do presidente Domingos Juvenil e membros da Norte Energia, na sede desta empresa, foi entregue um documento aos membros da cúpula da Norte Energia, onde foram feitos pedidos muito além dos que já estava registrado nas condicionantes, nos planejamentos feitos pela empresa Norte Energia muito antes das Obras iniciarem nos municípios, onde sequer as condicionantes estão sendo cumpridas, nos prazos afirmados entre a cúpula da Norte Energia e o consórcio Belo Monte.
A Norte Energia, assim que tomou conhecimento dos pedidos mirabolantes do Consórcio Belo Monte, explicou que tem realizado diversas Obras e doações. “Hoje já estamos com cerca de 1 Bilhão de reais investidos em Termos de Cooperação estruturados com os municípios que fazem parte do Consórcio, em cumprimento das condicionantes do Plano Básico Ambiental, PBA”, diz o documento.
Ocorre que as tais condicionantes da Norte Energia também deixa a desejar em seu cumprimento, como exemplo o projeto Luz no Campo, que não comtempla muitos dos municípios. Ou seja, andando a passos de cágado.
E para inflamar ainda mais a situação, o presidente Domingos Juvenil surge com pedidos mirabolantes, tais arrecadação de verbas para investimentos em Equipamentos hospitalares e melhoria da infraestrutura municipal.
Resposta da Norte Energia, assinada pelos diretores Valter Luiz Cardeal, Presidente do Conselho de Administração e Dúlio Diniz de Figueiredo, Diretor Presidente da Norte Energia, reconhecidos como pessoas íntegras e profissionais técnicos competentes. Conforme a resposta dada aos prefeitos na capital federal, “dentre as demandas que se referem aos itens 1.1 e 1.2 citados pelo Consórcio Belo Monte, que falam da construção do Hospital Regional com 50 leitos, situado no município de Uruará, para atender os municípios de Uruará, Placas e Medicilândia e aquisição de equipamentos médicos odontológicos para o Hospital Municipal de Gurupá, ficando incluído nestes Têrmos equipamentos para Raio X, Ultrassonografia, Mamografia, Gabinete odontológico e outros. A empresa Norte Energia explica que esses projetos devem ser levados á discussão por parte dos técnicos da empresa e os prefeitos dos municípios envolvidos. No que diz respeito ao item que fala da disponibilização de recursos no valor de 15 milhões para facilitar a trafegabilidade da PA 167-90 km- que liga Belo Monte ao município de senador José Porfírio, apontamos não existir recursos disponíveis que a Norte Energia, pode dentro do possível e se for do entendimento do Consórcio Belo Monte, auxiliar nos debates junto aos órgãos competentes para execução desta Obra. De dinheiro, nada.
A Norte Energia cita que outros itens reivindicados pelo Consórcio Belo Monte, sejam debatidos em reuniões entre equipes técnicas da prefeitura Municipal de Altamira e Vitória do Xingu e Belo Monte do Pontal, em Anapu, para construção e reforma de escolas, “para explicitar o conjunto de Obras e Programas que estão definidas nas condicionantes, além de equipamentos para limpeza urbana. Sobre outras reivindicações, palavra de ordem é que não existe previsão orçamentária. Ou seja, se os projetos que estão dentro das demandas prioritárias, estão a passos de cágado, imagine com os pedidos mirabolantes de Domingos Juvenil. Ninguém leva a sério, e com o “não” decretado só falta esperar a ingrisilhas que vai tomar corpo entre os prefeitos e seu presidente e líder Domingo Juvenil.

Um comentário:

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.