terça-feira, 11 de junho de 2013

Recheios e falcatruas

Por Hiromar Cardoso
Da redação
Tudo indica que nem mesmo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pra esmiuçar as falcatruas praticadas quando esteve presidente do órgão foi suficiente para que o ex-deputado estadual Domingos Juvenil (PMDB) tomasse vergonha na cara e deixasse a péssima mania de se locupletar com dinheiro público. Atualmente, ele conseguiu se eleger prefeito do município de Altamira. Com a construção da hidroelétrica de Belo Monte, o ex-presidente da ALEPA quer fazer parte do conselho gestor. Se abrirem ás portas para ele, uma coisa é certa: vai se beneficiar do repasse dos recursos enviados pelo governo federal.
Mas existe uma máxima de que nem sempre o bem intencionado leva vantagem. Juvenil como gestor municipal enfrenta um legado de dívidas deixada por seu antecessor, e navega em águas turvas. Mas seus seguidores garantem que ele vai tirar de letra a herança maldita deixada pelo gestor que antes dele governou Altamira.
O que revolta os inimigos de Juvenil é o fato de que ele governará Altamira até o último dia de sua gestão. Se quando presidente do Poder Legislativo estadual conseguiu enganar gregos e troianos , agora como chefe da prefeitura de Altamira o indicativo é de sua fortuna deverá aumentar ainda mais.
O que não se entende é o fato de Juvenil mesmo sendo condenado pela CPI continue exercendo cargo eletivo. Dizem que para se eleger prefeito de Altamira, ele fez um pacto com o demo pedindo sua proteção. E tudo deixa crer que realmente ele chegará ao final de seu mandato.
A CPI que trata da passagem de Juvenil pela Alepa, também incriminou funcionários próximos ao ex-presidente, que até hoje sentem na pele a injustiça contra eles praticada pelo ex-presidente peemedebista e hoja prefeito de Altamira, Domingos Juvenil. E enquanto ele governa sem ser incomodado pela justiça e caminha tranquilamente pelas ruas da sede do município, os servidores que o ajudaram a fraudar a contabilidade da Assembléia Legislativa carreando milhões de reais para sua conta particular (de Juvenil), sofrem perseguição do MP estadual e MP federal, que querem colocar tudo em prato limpo. 
Discípulo de Jader Barbalho que reinou no governo paraense por longos decênios, Juvenil não desgruda da bainha da calça de seu dono e patrão. Aonde o senador for o lacaio corre atrás dando uma demonstração de subserviência exagerada. Ele só conseguiu ser presidente da Assembléia graças ao jogo feito por Jader junto aos demais parlamentares paraenses. Senão estaria usando bengala e lendo jornal em casa.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.