sábado, 17 de agosto de 2013

III Encontro Acadêmico marca iniciação científica de alunos da UFOPA

O III Encontro Acadêmico do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA, ocorrido de 12 a 14 de agosto, marcou o encerramento do semestre inicial para as 23 turmas regulares ingressantes em 2013 da Universidade. Durante os três dias de evento, foram apresentados cerca de 170 trabalhos de iniciação científica, entre painéis e comunicações orais, desenvolvidos pelos alunos da Formação Interdisciplinar 1 (FI 1), durante o módulo Interação na Base Real (IBR). Os trabalhos integram pesquisa e extensão, aplicando os conhecimentos adquiridos durante os módulos da FI 1.
Com o trabalho intitulado “Impactos socioambientais causados pelo empreendimento imobiliário próximo ao Lago do Juá, Santarém – Pará”, sete estudantes do CFI, orientados pelo Prof. Ricardo Scoles, buscaram compreender a percepção dos moradores da área no entorno do lago do Juá quanto aos impactos provocados pelas obras de uma empresa imobiliária na Rodovia Fernando Guilhon. O estudo de Aldemir Silva, Berg Rodrigues, Cairê Martins, Francisco Sousa, Geovane Pereira, Lígia da Silva e José Ribamar Lima demonstrou que as principais mudanças percebidas pelos moradores da área desde o início das obras foram: evasão de certas espécies de peixes, como tucunaré e aracu; assoreamento parcial do lago; e temperaturas mais altas durante os dias e mais baixas durante as noites. Além disso, metade dos moradores continua consumindo água do próprio lago por falta de alternativa.

“Acho extremamente importante a realização destes trabalhos para o incentivo à pesquisa científica. Isso vai levar a gente a progredir na vida acadêmica e ajudar a sociedade e os demais órgãos a ficarem atentos ao que está acontecendo na Amazônia”, disse Geovane Pereira.
Com o trabalho “A distribuição e a qualidade da água encanada em Santarém”, Alderi Basegio, Liendra Malcher, Rafael Rodrigues, Milady Feitosa e Samuel Sousa buscaram fazer um diagnóstico do serviço de fornecimento de água na cidade, sob orientação do Prof. Raimundo Valdomiro. “Como uma cidade como Santarém, que tem o encontro das águas e está situada sobre o maior aquífero de água doce do mundo, pode sofrer com a falta d'água?”, indaga Rafael Rodrigues, explicando que foi este questionamento que os levou à escolha do tema.
Os alunos aplicaram um questionário em 4 bairros da cidade, envolvendo 120 pessoas. No bairro de Aparecida foi onde se constatou o maior percentual de moradores insatisfeitos com o serviço. O pior nível da qualidade da água foi indicado pelos moradores do Livramento, enquanto o melhor nível foi apontado pelos moradores da Aldeia. A equipe consultou, ainda, representante da Companhia de Saneamento do Pará (Consanpa), que apontou as ligações clandestinas de água e a má qualidade da estrutura das ruas da cidade como algumas das principais causas do problema. As soluções apontadas pelo estudo são maior fiscalização da prefeitura, especialmente quanto à manutenção do encanamento, e ações de conscientização da população quanto a desperdício de água e ligações clandestinas.
Para a organizadora do III Encontro Acadêmico, a Profa. Iracenir Andrade, os resultados apresentados e o envolvimento demonstrado pelos alunos foram muito satisfatórios: “A gente tem trabalhos fantásticos. É incrível e gratificante ver um nível tão bom de estudantes que estão na universidade há apenas 6 meses”. Ela destaca a importância do módulo IBR, que faz parte da formação inicial dos alunos da UFOPA e os insere precocemente na pesquisa científica: “Fazer pesquisa é uma coisa que testa você e o IBR oferece esse primeiro teste aos estudantes, dando a eles uma certa maturidade. É uma introdução à iniciação científica, e é uma boa introdução. Tenho certeza que a visão deles muda depois disso”.
O III Encontro Acadêmico do CFI é uma realização da coordenação dos módulos Seminários Integradores (SINT) e Interação na Base Real (IBR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.